15/11/2020

Mesários contam com proteção contra Covid-19 nas eleições em Holambra

TSE prometeu equipamentos de proteção individual para todo mesário em cada sessão do Brasil

Da redação

Apesar da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais de 2020 para esse domingo, 15 de novembro, acontece normalmente, mas com algumas restrições para o eleitor, mesários e voluntários que trabalham nas sessões eleitorais de todo o Brasil.

O Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, prometeu que todas as sessões eleitorais, nos colégios eleitorais, terão restrições para os eleitores e proteção dos mesários.

Sem os mesários, a organização do pleito eleitoral poderia estar comprometida, já que organizam filas, identificam e orientam os eleitores. E também tão importante quanto, realizam o processo eletrônico de votação dos eleitores.

De acordo com o TSE, pessoas que estão dentro do grupo de risco da Covid-19, estão dispensadas à trabalharem voluntariamente como mesários. Ou seja, pessoas com mais de 60 anos e que contam com alguma doença pré-existente, não poderá trabalhar no dia 15 de novembro.

Ainda sobre os métodos que serão utilizados para tentar conter o avanço do novo coronavírus nas sessões eleitorais, o TSE decidiu que não haverá identificação biométrica para os eleitores. Além de outros cuidados com o mesário e com os eleitores:

– Canetas desinfetadas e não reaproveitáveis;
– Bandeja para o eleitor entregar o documento e não encostar em nada;
– Álcool em gel para mesários e eleitores;
– Sinais no chão demarcando o distanciamento entre eleitores
– Equipamentos de proteção individual para cada mesário

O presidente do TSE, e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso assegurou que a eleição será segura. E que a pessoa que deseja ser mesário nas eleições de 2020, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e fazer o cadastro. O voluntário também pode entrar em contato através do aplicativo ‘e-título’. Basta ter 18 anos.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.