17/12/2018

Merendeiras estão sem receber salário em Holambra

Quem deveria fazer o pagamento é uma empresa terceirizada

Michael Harteman

Um grupo de 30 merendeiras está sem receber salário em Holambra. Até o momento, os vencimentos do mês de novembro e o décimo terceiro ainda não foram depositados. O serviço realizado por elas é terceirizado, ou seja, não é a Prefeitura que faz o pagamento para as funcionárias, e sim uma empresa de São Paulo (SP).

A denúncia chegou até o Portal Holambrense através de duas funcionárias que preferem não se identificar. Uma delas conta que a Nascente Refeições perdeu a licitação para continuar prestando serviços à Prefeitura de Holambra. “Depois disso, eles não nos pagaram mais, simplesmente chegaram com o aviso prévio, achamos que iam pagar o salário de novembro, esperamos até o dia dez [de dezembro] e nada”, conta uma das merendeiras.

Sem receber, a funcionária ligou no setor de Recursos Humanos (RH) da empresa. De nada adiantou. “Eles ficaram nos enganando que ia depositar, depois falaram que a prefeitura não fez o repasse do dinheiro para eles”, exclama a trabalhadora. Sem receber e com contas a pagar, a mulher pede ajuda. “Não dá mais para esperar, precisamos de ajuda, nem o sindicato resolve nada para nós”, lamenta a mulher.

Outra merendeira que procurou nossa equipe afirma que a situação é insustentável. “Nós não estamos pedindo esmolas, estamos sem receber nosso salário, é nosso pagamento que está atrasado, temos família para sustentar”, assevera outra funcionária.

Posição de Prefeitura de Holambra

A Prefeitura de Holambra esclarece, inicialmente, que não é responsável pelo pagamento de funcionários vinculados a empresas terceirizadas. Os vencimentos das merendeiras dizem respeito única e exclusivamente à empresa contratada para o fornecimento da alimentação escolar em unidades da Rede Municipal. Não se trata, portanto, de atraso no pagamento a servidores públicos municipais.

De acordo com o departamento municipal de Finanças, os repasses à empresa terceirizada estão em situação regular – em dia, portanto. Para que se tenha ideia, a empresa recebeu do município somente entre os meses de novembro e dezembro R$ 254,8 mil.

Ainda assim, a Prefeitura notificou a empresa para que apresente até terça-feira, 18 de dezembro, a comprovação de pagamento de seus funcionários sob pena de retenção de novos pagamentos, da abertura de processo para proibição de participação em procedimentos licitatórios e de multa contratual. Todas essas informações foram compartilhadas com as merendeiras da empresa em reunião solicitada por elas e realizadas na data do dia 14 de dezembro, no Paço Municipal.

Posição da Empresa

O Portal Holambrense tentou contato com a empresa responsável por efetuar os pagamentos das merendeiras, pelos telefones disponíveis, mas não obteve sucesso.

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