30/07/2016

Mercado viabiliza produção de batata semente em Holambra

Associação de Engenheiros do município promove palestra para incentivar produção na cidade

Leonardo Saimon

Com alta do dólar, a importação das batatas sementes encareceu o produto e viabilizou a produção deste segmento em território nacional. Por isso, a Associação de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos (AEAA) de Holambra vai promover uma série de palestras com profissionais especializados a fim de incentivar a produção do plantio no município. O evento vai ocorrer na próxima quarta-feira (3) na Floreada Eventos, localizada na Rodovia Prefeito Azin Lian – SP 107, no Km 29. O encontro está previsto para começar às 10 horas com término às 12h30. As inscrições estão abertas para os interessados.

capa batata-1469800962

O evento tem apoio do Governo do Estado em parceria com algumas empresas da região. Os organizadores estimam que cerca de 50 pessoas estejam presentes. Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para [email protected] ou [email protected]  As inscrições também podem ser feitas pelo número 99121-9890.

Atualmente os produtores de batata veem nas regiões mais frias, locais mais adequados para este tipo de plantio. No entanto, o aumento no preço do dólar encareceu a importação de batatas-sementes e viabilizou a produção deste segmento nas demais regiões do país, com o objetivo de atender a demanda dos produtores. A preocupação dos agricultores, no entanto, é com a perca dessas sementes por conta de pragas, assim explica o diretor da AEAA de Holambra, Walter Hulshof. “Nós queremos incentivar a visualização deste segmento que requer estrutura e tecnologia para evitar essas pragas nas batatas sementes. E isso Holambra tem”, frisa.

O encontro contará com a presença do Engenheiro Agrônomo e pesquisador em técnicas de diagnose em danos e controle da batata da USP, Dr. José Alberto Caram Souza Dias. “Ele vai falar sobre como agricultor pode produzir batata semente livre de vírus, sem precisar importar”, afirma o presidente da associação. Os participantes também receberão palestras de profissionais especializados sobre a vida no solo, e a importância destas para o desenvolvimento da planta e a respeito dos benefícios da adubação biológica na agricultura. Por fim, os holambrenses também farão uma visita experimental.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.