11/01/2022

Médico de Holambra explica diferenças entre Influenza e Covid-19

Dr. Marcelo Augusto Matioli Bisson recomenda distanciamento e atenção aos protocolos sanitários

Imagem: Prefeitura de Holambra

Da redação

Há cerca de dois anos o mundo começava a receber informações sobre um vírus, um novo coronavírus, que mais tarde, ficaria conhecido como Covid-19. Nestes 24 meses, a cidade de Holambra somou 2.245 casos positivos e 16 óbitos.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre gripe e os sintomas da Covid-19. Com o crescimento de um surto de influenza, o Portal Holambrense conversou com Dr. Marcelo Augusto Matioli Bisson, médico da Vigilância em Saúde do município.

Ele relata a importância de dos cuidados sanitários, diferenças de sintomas e a necessidade de imunização através de vacina. Confira!

Imagem: Prefeitura de Holambra

Com o avanço do surto de gripe (Influenza) no Estado de São Paulo, quais cuidados são importantes para proteção e evitar a disseminação do vírus?

São os mesmos cuidados que devemos tomar para evitar a contaminação pela Covid-19: utilizar a máscara corretamente, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações.

Existe diferença entre sintomas de gripe (Influenza) e Covid-19? 

Ambas são síndromes gripais que podem evoluir para síndromes respiratórias agudas graves, logo seus sintomas são muito semelhantes. A principal diferença que pode orientar no diagnóstico é a evolução dos sintomas. No caso da Influenza os sintomas normalmente são mais intensos a partir das primeiras 48 horas. Já na Covid-19, os sintomas ficam mais intensos a partir do 5° ou 6° dia.

Quando a pessoa que sentir os sintomas da Influenza deve procurar um serviço médico? 

Paciente com sintomas de resfriado leve (coriza, espirros, dor de garganta) pode permanecer em casa ou procurar assistência na UBSs mais próxima da residência. Já os casos moderados (febre, tosse, dor no corpo) e graves (falta de ar) devem procurar UBSs do bairro e Pronto Atendimento, respectivamente.

A vacina contra a gripe ajuda a amenizar os efeitos da influenza em uma pessoa contaminada? 

Segundo estudos, as vacinas disponíveis contra a gripe não protegem contra a cepa H3N2. No entanto, alguns especialistas acreditam que os imunizantes possam ter um certo grau de efetividade através de proteção cruzada.

Vacinação em Holambra

A vacinação em Holambra ocorre nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 15h. O atendimento é por ordem de chegada ou até o termino das doses.

Estão aptos para a 3ª dose moradores acima de 18 anos que tomaram o complemento há, pelo menos, 4 meses. No caso dos imunossuprimidos o prazo é menor: 28 dias.

É necessário apresentar CPF, documento original com foto e, nos casos de segunda ou terceira dose, o comprovante de vacinação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.