17/11/2020

Índice de renovação na Câmara de Holambra é de 55%

Câmara Municipal de Holambra iniciará seu próximo ciclo com 4 vereadores reeleitos e 5 novos nomes

Da redação

A Câmara de vereadores de Holambra iniciará seu novo ciclo em 2021 com um índice de renovação de 55,5 %. O Legislativo Municipal contará com quatro vereadores reeleitos e cinco novos nomes. Dos 9 vereadores, nenhuma é mulher. Holambra cotou com 82 candidatos nas eleições 2020.

A Câmara Municipal de Holambra permanece com os seguintes vereadores: Pernambuco, Serjão, Jesus da Farmácia e Sitta. O vereador mais votado da história do legislativo de Holambra foi Chiba com 588 votos. Funcionário público, Chiba já foi suplente e já ocupou a cadeira como presidente da Câmara de Holambra em 2019.

Cadeiras para o ciclo de 2021 a 2024

CHIBA – 588 votos

PERNAMBUCO – 430 votos

HERMINDO – 424 votos

BIGODE – 421 votos

SERJÃO – 336 votos

JESUS DA FARMÁCIA – 267 votos

ORIOVALDO VENTURINI – 260 votos

SITTA DA FANFARRA – 251 votos

FABIANO SOARES – 242 votos

Principal função de um vereador

O vereador tem como principal função representar os interesses da população perante o poder público. Na prática, os vereadores representam os eleitores ao legislar. Nesta função, eles devem discutir e votar matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade.

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Em suma, um vereador pode criar, extinguir e emendar leis. Mas para evitar desinformação e falsas promessas eleitorais, vale mencionar alguns papéis que não estão ao alcance desse político. Como por exemplo, mudar o orçamento do município ou até mesmo aprovar sozinho uma nova lei.

……………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.