14/04/2016

Índice de furtos cai em Holambra

Apesar da redução, crime continua sendo o mais cometido na cidade.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o índice de furtos em Holambra diminuiu 23,8% no primeiro bimestre de 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto que em janeiro e fevereiro deste ano foram 16 casos do delito, 2015 registrou 21, e embora o índice ainda seja irrisório, a delegada da cidade, Juliana Belinatti Menardo, destaca que é necessário coibir ainda mais a ação de criminosos por meio de medidas preventivas adotadas nas próprias residências pra chegar a incidências mínimas.

Com dados de 2014 é possível notar que a queda se estende pelos anos, passando de 25 para 21 e agora 16 casos.

Registro de furtos em Holambra*
Mês201420152016
Janeiro16109
Fevereiro9117
Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo

O delito, maior praticado na cidade, diz respeito aos casos em que uma pessoa toma algo do outro para si sem que haja ameaça, ou seja, o autor do crime não é reconhecido pela vítima. Em Holambra, a delegada destaca que os casos são mais comuns em residências e por se tratar de um crime silencioso é apenas por meio de videomonitoramento ou depoimento de vizinhos que se pode chegar ao autor, do contrário se tora difícil. “Como o furto não deixa vestígio precisamos de uma cidade monitorada. É diferente do roubo, quando se vê o autor do crime e se pode identificar. Para isso vejo que o trabalho da comunidade se torna essencial”, destaca, esclarecendo que o trabalho da comunidade consiste na colaboração de vizinhos acionando à polícia caso haja barulhos em residências próximas cujos donos não estejam nela.

Além disso, chama atenção nos dados o fato de que meses que abarcam grandes eventos, como a Expoflora, não registram aumento de casos. Algo que vai na contramão de cidades da região que extrapolam o número dos delitos. “A feira é muito bem organizada. E isso depende muito do evento. Em Jaguariúna é históricos [os casos]. A Expoflora é um evento mais familiar, mais específico. Que não é comparável ao rodeio. Assim ela traz um público diferenciado”, explica Juliana sobre o porquê dos casos não aumentarem nessas épocas.

Para se ter uma ideia em todo 2015 Holambra teve 116 casos de furtos contra 120, de 2014. O  qu, para Juliana, ainda é sinal de uma cidade tranquila.

delegacia entro


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.