26/07/2018

Incêndios aumentam durante período seco em Holambra

Polícia Municipal e Defesa Civil atentam população

Da redação 

Em períodos de estiagem como o que Holambra enfrenta nas últimas semanas, com baixa umidade do ar e nada de chuva, os incêndios florestais são os grandes vilões do município. Não são raras as vezes em que a Defesa Civil ou a Polícia Municipal precisam se deslocar até a região rural do município para conter chamas iniciadas de maneira acidental – e que não deixa de ser criminosa.

O último incêndio de grandes proporções foi registrado na noite da última segunda-feira (23), às margens da Rodovia Aziz Liam (SP-107). Fora este, outras ocorrências foram constatadas ao longo da última semana, em diversos locais da área rural. Ainda segundo a Polícia Municipal, um dos maiores problemas é o fato de não haver denúncia, o que impossibilita o reconhecimento de quem inicia o incêndio.

Os responsáveis por combater o fogo são a Defesa Civil e os bombeiros civis voluntários, com a utilização de um caminhão pipa da Prefeitura.

O Portal Holambrense conversou com a Defesa Civil do município, através da assessoria de comunicação da Prefeitura, que o fato de a mata e as pastagens estarem secas pela falta de chuvas por período estendido contribui para aumentar a incidência de focos de incêndio, criminosos ou não, e para facilitar o alastramento do fogo.

“Além do prejuízo ambiental, as queimadas comprometem a qualidade do ar, com impacto direto na saúde e bem-estar das pessoas. Os incêndios podem gerar desde irritações nos olhos e gargantas até complicações respiratórias mais sérias”, explica o departamento. A orientação da Defesa Civil é para que em hipótese alguma ateiem fogo em lixo doméstico e pastagens ou matas ciliares. “É importante ainda que os condutores e passageiros de veículos não joguem “bitucas” de cigarro nas ruas e principalmente nas rodovias que cercam o município”, esclarece.

Ao encontrar um foco de incêndio, por menor que seja, nunca tente combatê-lo sozinho. Acione imediatamente a Defesa Civil de Holambra através do telefone da Polícia Municipal, em (19) 3802-1722 ou 153.

Crime

O crime de Incêndio, segundo a legislação brasileira, consiste em causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

A pena para este tipo de crime é de reclusão de dois a quatro anos e multa. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, além de multa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.