25/10/2019

Inaugurada a primeira Estação de Tratamento de Esgoto do Camanducaia em Holambra

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (23)

Da redação

A Prefeitura e a concessionária Águas de Holambra inauguraram na tarde de ontem, 23 de outubro, a primeira Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Camanducaia. O evento contou com a presença do prefeito Fernando Fiori de Godoy, do vice-prefeito Fernando Capato, de vereadores e representantes da empresa responsável pelo serviço de saneamento da cidade. Com a entrega da obra, moradores das 80 chácaras que compõem a região poderão contar 100% de esgoto tratado, uma antiga demanda da população.

O equipamento, construído ao longo dos últimos meses pela concessionária, tem capacidade para tratar até 200m³ de efluentes por dia. A estação vai operar por meio de reator biológico de contato, conhecido como biodisco. O modelo, proveniente de tecnologia holandesa, funciona através da rotação de discos que geram o oxigênio necessário para que as bactérias realizem o tratamento e façam a conversão da matéria orgânica, sendo um sistema flexível e expansível.

Esses dispositivos, quando estão em operação, ficam com 40% da área total submersa no efluente – enquanto os 60% restantes permanecem expostos à atmosfera. O sistema de rotação é acionado por motor elétrico de alta eficiência, fazendo com que essa tecnologia consuma até 60% menos energia que outros métodos convencionais de lodos ativados, processo que exige a utilização contínua de ar, fornecido por sopradores ou aeradores.

“Esse é um mês especial em que celebramos o aniversário de 28 anos de Holambra. Desde que assumimos, buscamos alternativas para viabilizar a coleta e tratamento de esgoto aqui no Camanducaia. É com muita alegria que entregamos esse importante investimento aos moradores do bairro”, destaca o prefeito, que lembrou ter encontrado o município com 0% de esgoto tratado na zona urbana e com tratamento de água altamente comprometido. “Hoje temos a maior nota da região em eficiência de tratamento de efluentes”, disse.

Moradora do Camanducaia há 24 anos, Lucineia Ribeiro Rosa comenta que essa melhoria vai economizar tempo e dinheiro. “Na minha casa somos em oito pessoas e, por isso, a nossa fossa precisava ser limpa de 3 em 3 meses. Agora, graças à Estação, não será mais preciso. Isso vai ser muito importante para o meio ambiente e a cidade como um todo”, declarou.

Para Ricardo Miranda, presidente da concessionária, Holambra tem caminhado na contramão do que acontece no Brasil. “Mais de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a coleta de tratamento de esgoto e mais de 35 milhões, o equivalente à população do Canadá, não têm acesso a água tratada. Por isso o município é um ponto fora da curva. Nesse sentido, gostaria de parabenizar a administração por mais essa conquista”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.