02/01/2017

Holambrenses pedem melhorias no Camanducaia

Moradores sentem-se abandonados pelo poder público

Leonardo Saimon

“O maior problema do Camanducaia, ao meu ver, é a falta de uma rede de esgoto”, reclama Junior Andrade, morador do bairro há mais de 20 anos. No quintal da casa do frentista, há um cano que direciona os dejetos para um córrego. Esta realidade também é vista em outras casas na rua Laranjeiras. “Já falaram que iam ver o que poderiam fazer, mas até agora ninguém resolveu nada. Em época de eleição os candidatos vêm aqui e a gente recebe eles bem, mas nunca providenciaram um esgoto adequado para o bairro”, desabafa o frentista que se vê muitas vezes desamparado pelo poder público.

camanducaia1-1481904211

Em dois anos, foram mais de 20 indicações solicitando melhorias para o bairro

camanducaia2-1481904425

Dejetos são despejados em córregos nos quintais dos moradores

Reclamações como as de Andrade se tornaram constante em sessões da Câmara Municipal de Holambra. Em tribuna, vereadores apresentaram cerca de 11 proposituras somente este ano e 13 no ano passado, onde solicitaram melhorias na localidade. O Portal Holambrense foi até o local e corroborou, por exemplo, que próximo ao córrego onde os dejetos são despejados há um rio onde aparentemente deságua todo esse resíduo. O mal cheiro tanto do córrego quanto do rio é forte. Além disso, próximo ao curso d’água há uma das estações de tratamento da Águas de Holambra.

Além do saneamento básico precário, a ausência de iluminação pública e a pavimentação na localidade também foram problemas destacados pelos moradores. “A estrada está péssima. Quando chega período de chuva ela fica inacessível. Acontece até de carro atolar nessas estradas. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa porque a situação aqui está ruim”, lamenta José Silva. O jardineiro afirma que a Prefeitura até realiza trabalhos no local, mas os problemas perduram.

camanducaia3-1481904529

Junior Andrade: O maior problema do Camanducaia, ao meu ver, é a falta de uma rede de esgoto

“Os moradores do Bairro Chácaras do Camanducaia, que são devidamente urbanizadas, ainda convivem com o sistema de esgoto com fossas. Estas mesmas fossas que em períodos de chuvas acabam não absorvendo a água e transbordam, vertem o esgoto para os mananciais do Rio Camanducaia – cinco metros antes da captação de água que abastece Holambra. Sem falar em outros riscos à saúde dos seus moradores”, critica o vereador Dennis Peters (PSDC), em documento encaminhado no início do ano à Prefeitura.

Oito meses depois, a vereadora Jacinta Heijden (PSDB) tornou a solicitar melhorias semelhantes as que foram apresentadas por Peters em fevereiro deste ano. “O referido bairro possui um considerável número de moradores que clamam pelas melhorias aqui citadas, para que possam ter uma melhoria na qualidade de vida, bem como ao acesso ao bairro”, frisou a parlamentar. Pernambuco (PSD) e Jesus da Farmácia (PSD) também foram autores de outras indicações que pediam manutenção e iluminação pública.

camanducaia5-1481905073

Estação de tratamento da Águas de Holambra fica próximo ao rio Camanducaia

camanducaia4-1481904890

Em período de chuva, as fossas transbordam e deságuam no rio Camanducaia

A concessionária Águas de Holambra informou, em nota, que fará um estudo para identificar as necessidades do local.  Afirmou ainda que a atuação da empresa se restringe aos sistemas de captação, produção e distribuição de água e coleta, tratamento e disposição final do esgoto e não inclui captação de água da chuva ou algo relacionado a isto. A concessionária, no entanto, não informou se há previsões de projetos para o local.

Em entrevista ao Portal Holambrense neste domingo (01), o prefeito Dr. Fernando Fiori garantiu que projetos de saneamento básico e pavimentação asfálticas serão implantados na localidade ainda este ano. Disse ainda, que estas iniciativas são de responsabilidades da concessionária, mas que a Prefeitura tem cobrado agilidade na concretização das obras.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.