13/06/2018

Holambrense participa de competição de Arte Floral nos EUA

Evento ocorreu no último final de semana em Orlando

Da redação 

O talento de uma moradora de Holambra ao produzir arranjos florais a fez atravessar o continente em busca de reconhecimento internacional. Stans Scheltinga foi escolhida pela Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF) para representar o Brasil na Copa da Américas de Arte Floral, em Orlando, nos Estados Unidos da América (EUA).

O evento foi organizado pela Associação de Floristas do Estado da Flórida e aconteceu entre os dias 8 e 10 de junho.

Durante a competição, cinco trabalhos são realizados por cada competidor. Alguns são estabelecidos anteriormente, já outros só são revelados no momento da prova. Todas as flores, folhagens e parte dos materiais eram iguais para todos os competidores. Alguns dos materiais eram de uso obrigatório.

Geralmente, o representante brasileiro na competição é o vencedor da copa realizada no Brasil durante o Encontro Nacional de Floristas (Enflor), que ocorre em julho. Porém, a candidata que vencera ano passado não pode se deslocar até os EUA devido a alguns problemas pessoais, o que fez com que a ABAF optasse por Stans.

Desde então, a holambrense recebeu algumas regras da competição e iniciou o treinamento para aperfeiçoar suas técnicas e ter ideias criativas para utilizar durante o torneio. Seu treinamento foi exigente, já que entre uma viagem a trabalho e cursos que Stans ministra em sua escola de arte floral localizada no centro de Holambra, teve que administrar o tempo para os treinamentos.

As expectativas, de acordo com a secretária de Stans, eram imensas. “O frio na barriga e a enorme torcida brasileira foram todos na bagagem com ela”, afirma. De acordo com a participante, o saldo do evento, mesmo não rendendo o título de campeã, foi extremamente positivo. “Foram dias de muito trabalho duro, dedicação, suor e cansaço”, afirma a competidora. Também foram dias de muita integração, aprendizado, crescimento pessoal e profissional, risadas, micos, amizades, e muitas outras coisas maravilhosas. A mala não volta com a taça de campeã, mas volta cheia de experiências incríveis e felicidade”, completa.

Filha de holandeses, Stans Scheltinga nasceu em Holambra e convive com a arte floral dede os 11 anos de idade, quando o pai abriu uma floricultura na qual toda a família passou a trabalhar. A vontade de saber mais sobre o universo das flores a levou à Holanda onde cursou Arte Floral na Faculdade de Naldwijk. “Eu ia para as aulas de bicicleta, com neve até um metro de altura e minhas flores todas embaladas para não congelarem”, conta.

Trabalhou no Tuincentrum Marrewijk, no qual praticou o que aprendeu na faculdade. Artista reconhecida pelo alto nível estético de seus trabalhos, Stans coleciona premiações e participações em eventos nacionais e internacionais. Venceu o quarto e o quinto concurso de Arte Floral de Holambra e figura na lista dos convidados para a Expoflora desde a primeira edição do evento. Seu currículo inclui ainda demonstrações no quinto congresso internacional de floristas (Colômbia, 2007) e na Iberiada de 1995 (Bolívia).

É uma das pioneiras do ensino de Arte floral no país, tendo realizado um grande número de cursos pelos quais passaram muitos artistas florais brasileiros. Seu comprometimento em transmitir o que sabe fez com que ela deixasse o dia-a-dia da floricultura para dedicar-se somente às aulas. Compartilhar o que teve oportunidade de aprender é sua grande motivação. “Adoro dar aulas não só pelo fato de ensinar o que sei, mas também porque conheço pessoas que querem aprender a Arte Floral e posso compartilhar minha paixão com elas”. Stans Scheltinga é professora na ABAF.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.