01/02/2021

Holambra realiza primeira Campanha de Doação de Sangue de 2021

Todo o sangue coletado será encaminhado gratuitamente para hospitais públicos e filantrópicos da região

Da redação

Holambra realiza a primeira etapa da Campanha de Doação de Sangue de 2021. A ação solidária será na próxima sexta-feira (5) no Salão da Terceira Idade das 8h ao 12h.

Para doar é preciso apresentar um documento de identidade com foto, ter entre 18 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Homens devem aguardar 60 dias entre uma doação e outra. Já as mulheres, 90.

Todo o sangue coletado será encaminhado gratuitamente para hospitais públicos e filantrópicos da região. “Os protocolos de segurança, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, serão rigorosamente seguidos: todos deverão utilizar máscaras, álcool em gel para higienização das mãos estará disponível no local e haverá distanciamento entre as pessoas durante a espera e a coleta”, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

“Recomendamos que pessoas acima de 60 anos não façam a doação dessa vez, assim como pessoas que apresentarem sintomas respiratórios”, ressalta.

Requisitos básicos

– Estar em boas condições de saúde

– Ter entre 18 e 69 anos de idade

– Pesar no mínimo 50kg

– Estar descansado

– Estar alimentado (evitar itens gordurosos)

– Não fumar até 2 horas antes

Impeditivos

– Gravidez

– Amamentação

– Espera mínima de 90 dias após o parto

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

– For portador de sífilis (cancro), malária (maleita) ou doença de chagas

– Ter realizado endoscopia há menos de 6 meses

– Uso de drogas ilícitas injetáveis

A Prefeitura informa que os critérios de avaliação para a permitir a doação de sangue são extensos e complexos. Dessa forma, para uma análise mais precisa de cada doador, é necessária a triagem clínica – entrevista, feita antes da doação, onde todas as informações serão avaliadas em conjunto.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.