25/11/2019

Holambra realiza palestra sobre câncer de próstata

A iniciativa faz parte das ações da campanha de prevenção e orientação sobre a doença

Da redação

Dados do Instituto Brasileiro de Câncer (IBC), a cada 38 minutos um homem brasileiro morre devido ao câncer de próstata. Para orientar a população sobre o assunto, moradores de Holambra podem participar nesta segunda (25), às 17h30, da palestra de orientação sobre o Câncer de Próstata na UBS Imigrantes. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul e é gratuita.

O médico urologista Marcos Siebra será o palestrante do encontro com o objetivo de orientar sobre a importância dos exames para detecção precoce do câncer de próstata, fato que eleva a possibilidade de cura em mais de 90% nos pacientes. Segundo o IBC, estudos revelam que 1 a cada 7 homem podem ter a doença.

A palestra na UBS Imigrantes começa às 17h30 com a proposta de ser um espaço para tirar dúvidas, como revela o diretor municipal de saúde, Valmir Marcelo Iglecias.  “Este será um espaço para esclarecimento de dúvidas e discussão. É importantíssimo que a população compareça. O preconceito precisa ser deixado de lado”, explica.

A unidade Básica de Saúde Imigrantes fica na rua Van Aken, s/nº, no bairro Imigrantes, em Holambra (SP).

Atenção

Entre os cuidados na hora da prevenção, é importante estar atento ao histórico familiar com identificação da doença, como afirma o médico urologista do Instituto Brasileiro de Câncer (IBC), Carlos Eduardo Bolognani. “A presença de um familiar de primeiro grau com o diagnóstico de câncer de próstata aumenta em duas vezes a chance em ter o câncer de próstata; e se forem dois familiares aumenta essa chance em cinco vezes”, revela.

É importante estar atento a outros sintomas como, dificuldade para urinar, como jato urinário fraco. Vale ressaltar que o esvaziamento incompleto é decorrente do aumento benigno da próstata, condição frequente na população acima de 50 anos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.