07/05/2022

Holambra realiza nova etapa de mutirão contra a Dengue neste sábado

A ação será realizada entre 8h e 12h nos bairros Morada das Flores e Jardim Holanda

Da Redação

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá realizar neste sábado, dia 7 de maio, o quarto mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. A ação será realizada entre 8h e 12h nos bairros Morada das Flores e Jardim Holanda.

A iniciativa, que já foi realizada nos dias 9, 16 e 30 de abril, conta com a participação de 15 agentes de saúde que fazem visitas em residências. O trabalho consiste na retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo. Na última semana a atividade aconteceu no Jardim Holanda, Morada das Flores, Parque dos Ipês e na Rua das Azaleias, no Jardim Flamboyant. 170 casas foram vistoriadas e 10 larvas do mosquito encontradas.

“É importante que o trabalho contra a Dengue seja conjunto, entre poder público e comunidade”, disse o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “É fundamental que a população abra a casa para a vistoria dos agentes e que tome, independentemente da época do ano, cuidados para evitar a proliferação do mosquito”.

No site do Governo, em www.holambra.sp.gov.br, está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. É possível ainda que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue, disponível para telefones nas plataformas Android e iOS. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744.

O último balanço divulgado pela pasta revela que Holambra registrou, em 2022, 56 casos de Dengue. No ano passado inteiro foram 24. Holambrenses que tiverem febre; dores de cabeça, no fundo dos olhos e nas juntas; fraqueza; náuseas; vômitos; ou manchas vermelhas na pele devem se dirigir ao PSF mais perto de casa. Já em situações em que, além desses sintomas, forem observados sangramento de gengivas e narinas, fezes escuras, manchas vermelhas ou roxas na pele, dor abdominal intensa e contínua, vômitos, tontura, diminuição da urina e dificuldade para respirar, a orientação é procurar imediatamente a Policlínica Municipal.

Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

 

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.