28/11/2019

Holambra realiza campanha de combate a Aids e Sífilis em dezembro

Ação prevê a realização de Testes Rápidos de HIV e Sífilis em todos os postos de saúde da cidade, no período integral de atendimento

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e, em Holambra, a data será lembrada com informação e prevenção. O departamento municipal de Saúde irá realizar entre os dias 2 e 11 nova edição da campanha “Fique Sabendo”, da Secretaria de Estado da Saúde.

A ação prevê a realização de Testes Rápidos de HIV e Sífilis em todos os postos de saúde da cidade, no período integral de atendimento. Orientações, distribuições de folhetos e de preservativos também fazem parte das atividades previstas para estes primeiros dias do mês.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, os exames são realizados por enfermeiras e oferecem resultados em até 15 minutos – sempre com sigilo e discrição. “Se o teste rápido der positivo para HIV é realizado outro exame. Se os dois apresentarem o mesmo resultado, é confirmado o diagnóstico e o paciente é encaminhado para a Unicamp”, explicou Valmir. “No caso de sífilis, se positivo, é realizada a coleta de sorologia e, com a confirmação, o tratamento é feito aqui no município”.

No ano passado, durante a campanha, foram realizados 120 testes e confirmados 5 casos de sífilis em Holambra. “O cuidado com a saúde e uma vida sexual responsável são fundamentais para evitar riscos de contágio”, concluiu o diretor. Durante o ano todas as unidades de saúde da cidade disponibilizam gratuitamente preservativos para retirada nas recepções.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.