02/08/2018

Holambra possui 62 famílias em condição próxima da extrema pobreza

Programas sociais auxiliam moradores em situações de miséria

Da redação 

Mesmo não havendo comunidades ou áreas de invasão irregular de moradia que reflitam de forma explícita a situação econômica de Holambra, pesquisas apontam que existem mais de 60 famílias que vivem na linha da pobreza e extrema pobreza no município. O sustento delas depende em grande parte de programas sociais do Governo Federal, além de entidades filantrópicas locais. O atendimento destes setores garante renda e recursos para parte da população holambrense.

Os dados são referentes a divulgações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Governo Federal, atualizados nos últimos 2 anos. Um dos recursos que auxilia a população carente de Holambra é o Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Somente este subsídio atende o montante de 2% da população do município, que possui atualmente a estimativa de 14 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Programa Bolsa Família dispõe da transferência direta de renda aos beneficiados que constituem o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com famílias que possuem renda mensal de R$ 85 a R$ 170 por pessoa, com dependentes entre 0 e 17 anos. Conforme divulgado pelo MDS, em Holambra existem 96 famílias beneficiadas com o programa Bolsa Família, destas, 62 famílias estariam abaixo da linha da pobreza e extrema pobreza caso não contassem com o benefício.

O cadastro junto ao benefício exige que crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, tenham frequência escolar e passem por acompanhamento da rede de Saúde para o recebimento do recurso, desta forma, o comprometimento com responsabilidades sociais básicas à Educação e Saúde são garantidas entre as famílias beneficiadas. O descumprimento das normas pode resultar no bloqueio e suspensão no programa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.