07/10/2021

Holambra passa a contar com equipamento de análise de larvas e intensifica ações de combate à Dengue

O trabalho fornece informações que ajudam a aumentar a eficácia das ações permanentes de combate à proliferação do inseto

Imagem: Prefeitura de Holambra

Da redação

A equipe da Vigilância Ambiental de Holambra deu início esta semana à Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes Aegypti, mosquito vetor de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya. O trabalho fornece informações que ajudam a aumentar a eficácia das ações permanentes de combate à proliferação do inseto.

Nos próximos 15 dias os agentes vão percorrer a cidade com o objetivo de verificar possíveis criadouros do Aedes. Durante o trabalho, realizado por determinação da Superintendência de Controle de Endemias, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, é feito um mapeamento e alguns domicílios em cada região do município são visitados. A médica veterinária e responsável técnica pela Vigilância Ambiental de Holambra, Angela Varella Katz, explica que a colaboração da população é fundamental nesta ação, permitindo a entrada dos servidores, que estarão uniformizados e identificados com crachás.

Ela diz também que, a partir de agora, o município passa a contar com um microscópio para avaliação das larvas suspeitas recolhidas. “Antes enviávamos o material para Campinas para passar por análise. Agora, essa verificação será feita por aqui, o que irá agilizar as ações de bloqueio”, conta.

Segundo o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, durante todo o ano são realizadas ações preventivas e de conscientização, como visitas nas residências para monitoramento e retirada de possíveis criadouros e atividades de conscientização. Ele reforça, todavia, que o trabalho deve ser feito conjuntamente entre Poder Público e população. “É fundamental que cada um monitore seu quintal, o seu jardim, para evitar os criadouros”, falou.

No site da prefeitura está disponível para impressão um panfleto com ações que devem ser realizadas semanalmente. Além disso, é possível que a população contribua denunciando possíveis criadouros por meio da Ouvidoria ou pelo aplicativo Sem Dengue, disponível para telefones nas plataformas Android e iOS. O telefone da Vigilância em Saúde é o (19) 3802-2744. Holambra registrou este ano 23 casos de dengue.

Como combater o mosquito:

– Vedar caixas d´água

– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes

– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas

– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas

– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana

Sintomas da dengue:

– Febre alta

– Dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos

– Dor nos ossos e articulações

– Manchas vermelhas no corpo

Em caso de suspeita de dengue recomenda-se procurar a unidade de saúde o mais breve possível.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.