21/08/2019

Holambra não deverá ter vacinação antirrábica

Prevista originalmente para o mês de agosto a Campanha ainda não tem data para reagendamento

Da Redação

Em nota o Departamento Municipal de Saúde de Holambra informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, prevista originalmente para o mês de agosto, não está confirmada em função da indisponibilidade de vacinas por parte do Estado, responsável pela distribuição. Informa, ainda, que aguarda orientações da Regional Estadual para o agendamento da campanha no município.

Segundo informou o Ministério da Saúde, a entrega das doses está atrasada devido a problemas técnicos identificados na produção da vacina junto ao laboratório que a fornece. Informou também que as doses seriam enviadas aos Estados assim que a produção for normalizada.

Vacinação Antirrábica

A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei e trata-se do fator de maior relevância para garantir o controle da raiva nas populações de cães e gatos e, por consequência, para ter o controle da doença na população humana. Ministério da Saúde tem em seu calendário nacional a campanha  de vacinação de animais domésticos contra a raiva sempre no mês de agosto.

A orientação é que os donos dos pets vacinem seus animais em clínicas particulares, visto que a doença é muito grave e pode ser transmitida para o homem. Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser imunizados anualmente.

Raiva Animal

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com quadro letal de aproximadamente 100%. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.