10/08/2023

Holambra lança campanha para combater faltas em consultas médicas

De acordo com um levantamento realizado pela pasta, ao longo do ano de 2022, o índice geral de faltas em consultas na rede pública foi de 13,9%

Da redação

A Prefeitura de Holambra lançou, nesta semana, a campanha “Sua falta faz falta para alguém”, cujo objetivo é combater as ausências nas consultas médicas na rede pública de saúde do município. De acordo com um levantamento realizado pela pasta, ao longo do ano de 2022, o índice geral de faltas em consultas na rede pública foi de 13,9%. Dos 55.768 agendamentos realizados no ano passado, 7.771 foram desperdiçados.

Na Policlínica, 15,7% dos pacientes que agendaram horário com um profissional não compareceram, seguido pelo PSF Santa Margarida, com 15,3%, a unidade do Palmeiras (12,5%), Fundão (11,5%) e o Imigrantes, com 9,6% de absenteísmo.

“Essas faltas prejudicam tanto a rotina de trabalho quanto a assistência aos moradores”, explica Valmir Marcelo Iglecias, diretor municipal de Saúde. “A perda dos agendamentos impacta nas atividades, resulta em desperdício de recursos, aumenta as filas de espera, além dos prejuízos que a ausência dessas consultas pode causar à saúde dos usuários”, acrescentou.

Os cartazes afixados nas unidades de saúde e o material educativo disponibilizado nas redes sociais oficiais da Prefeitura reforçam a importância de comparecer às consultas e a necessidade de avisar com antecedência em caso de imprevistos. Eles alertam os pacientes de que a falta prejudica o andamento das agendas.

“É crucial que a população compreenda que o horário não utilizado devido à ausência de um paciente poderia ter sido aproveitado por outro que necessita de atendimento. Aqueles que faltam à consulta ainda precisam de atenção médica. Posteriormente, eles retornam à unidade para agendar novamente e recebem a informação de que terão de esperar. Isso cria uma situação em que uma ausência prejudica toda a qualidade do sistema”, ressaltou Valmir. “É importante que todos colaborem para que possamos garantir um atendimento de excelência para todos”.

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