28/09/2018

Holambra ganha novo parque que homenageia pintor Van Gogh

Local terá entrada gratuita todos os dias

A Prefeitura de Holambra inaugura nesse sábado, em 29 de setembro, a partir das 10h, o Parque Van Gogh, novo espaço cultural instalado na Orla dos Chalés, às margens do Lago do Holandês. O local abrigará atrações culturais e exposições de arte. A cerimônia inaugural será aberta ao público e contará com a apresentação de Cláudia Feltre e banda, com repertório da MPB.

No parque os visitantes poderão apreciar réplicas de quadros do pintor holandês Vincent Willem van Gogh, como “Retrato do Dr. Gachet” e “Os Comedores de Batatas”. As obras foram impressas em canvas, tratadas para resistência ao tempo e doadas por uma empresa da cidade ao projeto. Pinturas, esculturas e desenhos feitos por holambrenses assistidos pelo Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho de Holambra, o NAOTT, também poderão ser conferidos.

A verba para a criação do espaço foi destinada a Holambra pelo Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Representantes da Secretaria estarão na cidade nesse sábado para acompanhar a entrega da obra – que contemplou o desassoreamento do lago e a revitalização da orla.

“É um grande orgulho resgatar esta área que tem grande potencial para se tornar um atrativo e que foi tão mal aproveitada por tantos anos”, afirmou o prefeito Fernando Fiori de Godoy.

Segundo ele, a intenção que o espaço se torne um novo polo cultural, artístico e turístico no município, contribuindo para a descentralização da atividade. “O parque será ainda mais uma alternativa de passeios, de qualidade de vida e de oferta de cultura. A cidade mais holandesa do país terá a partir de agora um espaço com imagens de um dos mais importantes pintores da história, que é holandês”, disse.

O Parque Van Gogh funcionará todos os dias das 9h às 17h com entrada gratuita.

Van Gogh

Vincent Willem van Gogh (1853-1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.