03/10/2018

Holambra faz mutirão de mamografia no Outubro Rosa

150 novos exames serão agendados

Da redação 

O mês de outubro é marcado por uma forte campanha de conscientização. Trata-se do ‘Outubro Rosa’. A ação, presente em todo o planeta, visa conscientizar homens e mulheres sobre os perigos do câncer de mama, e também propõe medidas para se evitar um diagnóstico tardio.

A doença é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante aumentar o alerta público sobre os diferentes sintomas da doença e encorajar as pessoas a buscarem atendimento quando esses sintomas aparecem.

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em conjuntos de células. Alguns fatores devem ser observados com atenção. Histórico de câncer de mama em familiares consanguíneos pode implicar em predisposição genética.

Alterações na mama, ainda que não relacionadas ao câncer, como cistos ou calcificações, também podem aumentar as chances de surgimento de tumores. O acompanhamento médico, sobretudo em casos como esses, é extremamente recomendável. Ele pode ser feito sem custos com médicos generalistas ou ginecologistas que atendem pela rede pública municipal de Saúde.

Holambra

Em Holambra, mais uma vez ocorrerá o mutirão de mamografia. A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa. Além dos 50 procedimentos já realizados mensalmente, serão agendados mais 150. Os exames serão feitos na clínica Maraton, que atende pacientes por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Cismetro.

A iniciativa, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é um importante incentivo ao cuidado da saúde da mulher. “Aproximamos o exame através dessa parceria e zeramos a fila de espera através das ações do departamento de Saúde. Queremos oferecer às holambrenses toda a estrutura necessária para que elas façam a prevenção e tenham condições de diagnosticar eventuais problemas em tempo de realizar o tratamento de maneira adequada”, disse.

De acordo com o diretor municipal de saúde, Valmir Marcelo Iglesias, mulheres acima de 40 anos que não fizeram o exame nos últimos 12 meses devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para agendar uma consulta com um ginecologista, que é o profissional responsável pelo encaminhamento. A ação é realizada em parceria com a clínica Maraton. “Com a solicitação médica em mãos e com o Cartão Cidadão, a moradora deve ir até a Policlínica Municipal para agendar o procedimento”, explicou Valmir.

Também até o dia 31 servidores da área da saúde vão distribuir materiais com informações sobre a doença, formas de prevenção e como realizar o autoexame nos postos de saúde e no comércio da região central.

Desde abril do ano passado todas as mamografias são realizadas no município, ou seja: as holambrenses não precisam mais se deslocar para outras cidades para fazer a consulta. O resultado, que já chegou a demorar 30 dias, sai agora em uma semana.

Segundo Valmir, Holambra não possui fila de espera para a realização deste tipo de exame. “Câncer de mama é um assunto sério. É importantíssimo que as mulheres se cuidem”, explica. Em 2017 foram registrados na cidade dois casos de câncer de mama. As mulheres passam por tratamento.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.