01/11/2021

Holambra faz a entrega de óculos para estudantes da rede municipal de ensino

Ação faz parte do Projeto Primeiros Olhares, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com os departamentos municipais de Educação, Saúde e Promoção Social

Imagem: Prefeitura de Holambra

Da redação

A Prefeitura de Holambra realizou na quarta-feira (27), no Salão da Terceira Idade, a entrega de óculos para estudantes da rede pública municipal de ensino que participaram da 1ª etapa do Projeto Primeiros Olhares, uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com os departamentos municipais de Educação, Saúde e Promoção Social.

O mutirão oftalmológico contemplou alunos da rede matriculados na pré-escola, Ensino Fundamental I e na Educação de Jovens e Adultos, o EJA.

Entre os meses de julho e setembro, 600 estudantes passaram por triagem na unidade de ensino em que estão matriculados. O processo incluiu a realização de um teste de acuidade visual para verificar se o aluno apresentava alguma dificuldade para enxergar. 102 foram direcionados para um médico especialista. Após consulta, foi verificada a necessidade de uso de óculos para 48 deles. As lentes e armações foram adquiridas pela Prefeitura.

A diarista Neide Pereira da Silva esteve com a neta Manoela, de 6 anos, no Salão da Terceira Idade para a retirada dos óculos. Ela conta que a menina, aluna da Escola Jardim das Primaveras, tinha dores de cabeça frequentes e sempre comentava sobre a dificuldade de enxergar o que estava escrito na lousa, durante a aula. “Esse programa, o Primeiros Olhares, foi maravilhoso”, avaliou. “Ontem, quando minha neta colocou os óculos, falou: Vó, eu estou enxergando tudo clarinho agora”, contou, emocionada.

Imagem: Prefeitura de Holambra

“Trata-se de uma ação importantíssima que trará qualidade de vida para os alunos e, certamente, influenciará de forma positiva no rendimento escolar deles, já que muitos dos problemas de aprendizagem estão associados a dificuldades para enxergar”, explicou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Yvonne Capato.

Além das lentes e armações, os estudantes receberam uma cartilha com cuidados que os estudantes devem tomar com o novo acessório. “A visão é essencial para o acompanhamento de aulas e para o processo de ensino e aprendizagem”, reforçou o prefeito Fernando Capato (PSD), presente na cerimônia de entrega dos óculos. “E esse projeto representa o carinho especial de toda a equipe do município com as crianças, jovens e adultos de Holambra. É uma ação que contribui para a saúde dos beneficiários e garante condições iguais de estudos para todos, sem exceção”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.