30/05/2017

Holambra estende campanha de vacinação contra H1N1

Menos da metade das crianças e gestantes do município foram imunizados; Campanha segue até 9 de junho

Leonardo Saimon

A Campanha de vacinação contra o vírus Influenza foi estendida até o dia 9 de junho em Holambra a pedido do Ministério da Saúde. A medida também foi necessária às demais cidades brasileiras devido à baixa adesão do público-alvo à campanha. Na ‘Cidade das Flores’, por exemplo, 75% do grupo prioritário já foi imunizado. Porém mais da metade das crianças e gestantes ainda não tomaram as doses. No ano passado, o município ultrapassou a meta e alcançou 102% de pessoas vacinadas.

A porcentagem da cobertura vacinal de Holambra ainda está acima da média estadual e nacional. Enquanto que no Estado de São Paulo 68% das pessoas, que deveriam tomar a vacina, foram imunizadas; no Brasil, este número é de 71,90%. De acordo com os registros do vacinômetro desta segunda-feira (29), ao meio-dia, 1.664 holambrenses foram vacinados. A meta é que 2.207 pessoas tomem a dose.

Policlínica

Até o momento, apenas o grupo das puérperas atingiram a meta e registraram a maior cobertura vacinal, com 34 doses aplicadas, o que representa 141% deste público. Os idosos, com 1.082 vacinas aplicadas, estão logo em seguida com 99,54% da cobertura e, por fim, trabalhadores da Saúde (76,34%). Os grupos que menos se vacinaram são as crianças (44,44%) e gestantes (45,52%). Menos da metade destes grupos se imunizaram até o momento.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância do público-alvo se imunizar o quanto antes para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso, o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla.

A vacina contra a gripe está disponível na Policlínica de Holambra para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

População prioritáriaDoses AplicadasMeta Cobertura Vacinal (%)
Idosos1.0821.08799,54%
Puérperas3424141,67%
Trabalhadores da Saúde14218676,34%
Crianças34076544,44%
Gestantes 6614545,52%

2016

No dia 28 de maio de 2016, Holambra já havia imunizado 95% das pessoas com prioridades no município. Até o fim da campanha, a cidade ultrapassou a meta e alcançou 102% de pessoas vacinadas. As doses chegaram a esgotar e o prazo também foi prorrogado para atender o restante do grupo de riscos. Vale lembrar que, ano passado, o município registrou dois casos de morte por suspeita do vírus. Destes, um foi confirmado e o outro descartado.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.