03/06/2024

Holambra é incluída na lista de cidades com risco de desastres ambientais pelo Cemaden

De acordo com o núcleo, a Cidade das Flores enfrenta risco de enxurradas e inundações

Da redação

O município de Holambra foi incluído na lista de cidades com risco de desastres ambientais, conforme divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) por meio de uma nota técnica. De acordo com o núcleo, a Cidade das Flores enfrenta risco de enxurradas e inundações.

Os dados apresentados são resultado de estudos realizados entre 1991 e 2022. Os critérios adotados para identificar os municípios como áreas de risco incluíram: a presença de 1.000 ou mais pessoas desabrigadas ou desalojadas, a ocorrência de nove ou mais enxurradas, ou o registro de oito ou mais óbitos relacionados.

No que diz respeito à seleção dos municípios em risco de inundações, foram considerados aqueles com 1.000 ou mais pessoas desalojadas ou desabrigadas, ou a recorrência de sete ou mais inundações, ou ainda o registro de quatro ou mais óbitos pela mesma causa.

Holambra faz parte do grupo de sete cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) sob risco de deslizamentos de terra, alagamentos, enxurradas e inundações, que inclui também Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Valinhos.

Requerimento

Na última quarta-feira (29), o vereador Mauro Sérgio de Oliveira emitiu um requerimento buscando informações junto ao departamento de meio ambiente e defesa civil sobre os potenciais riscos ambientais que a cidade enfrenta. O objetivo do requerimento é obter esclarecimentos sobre o conhecimento desses departamentos municipais acerca dos dados fornecidos pelo Cemaden e as medidas atualmente em andamento para mitigar tais riscos.

……………………………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.