06/01/2017

Holambra deve redobrar cuidados contra dengue no verão

Município desenvolve ações para combater larvas do mosquito

Leonardo Saimon

Com a chegada do verão, os moradores de Holambra devem redobrar os cuidados no combate a dengue. Isso porque durante este período, as chuvas são cada vez mais frequentes. Assim, o resultado é um maior acúmulo de água que possibilita o aumento dos pontos de foco de reprodução do mosquito  Aedes aegypti. O lançamento da campanha oficial se deu em novembro e tem se intensificado ao longo das semanas. Para tanto, o governo adotou a sexta-feira como o dia de lembrar dos cuidados para conter a larva.

É importante lembrar que além da dengue – doença mais conhecida pelos brasileiros -, o mosquito Aedes Aegypti também transmite outras três doenças: Zika, Chikungunya e febre amarela. As quatro doenças virais, a depender da gravidade, podem matar os infectado. A recomendação do Ministério da Saúde é eliminar todos os recipientes que acumulem água, no caso de pneus, garrafas, vasinhos de plantas, bandejas de ar-condicionado e calhas, por exemplo.

IMG_2768a_8482521b8fe4bb435ef835ee2e7d665d106cb712

Com relação aos recipientes que não puderem ser descartados, a orientação é que sejam devidamente vedados, como caixas d’água, tonéis e outros objetos de armazenamento de água, ou ainda tratados, como ralos, piscinas e vasos sanitários de pouca utilização. Cada fêmea do mosquito pode colocar até 1.500 ovos em seu curto período de vida, cerca de 30 dias.

“A fêmea espalha seus ovos por diversos criadouros. Não podemos nos tranquilizar e encerrar a verificação se no primeiro local já forem encontrados ovos ou larvas. Devemos ficar ainda mais alertas e verificar outros locais próximos”, explica Denise Valle, pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Ações em Holambra

Diversas ações tem levado Holambra a combater o mosquito. A primeira delas, é um App em que o morador pode monitorar possíveis focos na cidade. Via aplicativo o denunciante pode enviar fotos do local e descrever a situação para auxiliar o serviço dos agentes, que após verificarem o espaço notificam o denunciante sobre a visita. (O aplicativo pode ser instalado clicando aqui.) 

dengue2

Os produtores de flores também aderiram à campanha, objetivando buscar alternativas para manter seus produtos no mercado sem que os clientes fiquem receosos de adquirirem vasos que acumulam água. Eles investiram, por exemplo, em plantas com menor necessidade de cotejamento e a na criação de suportes fechados, como minis hidroculturas, que impedem a entrada de mosquitos. Para os produtores, a ideia vem dando certo e se tornou um facilitador de mercado nos períodos de epidemia.

Durante o ano, a cidade tem se engajado na arrecadação de pneus, iniciativa presente em outros municípios paulista. “Em Holambra nós temos pontos de entregas voluntárias ao lado da cooperativa na Rota dos Imigrantes que funciona de segunda à sexta-feira no horário comercial. A iniciativa se estende por todo o ano por conta da parceria que o município tem com a Reciclanip”, explica a Prefeitura. O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade conseguiu arrecadas em 2015 cerca de 2.500 pneus que foram encaminhadas para a entidade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.