29/11/2016

Holambra contará com mutirão de combate à Aids e Sífilis  

Departamento da Saúde realizará exames rápidos na UBS Imigrantes

f_216945-1-1480339502

Durante a Semana Mundial de Combate à Aids, Holambra contará com exames rápidos de HIV e Sífilis entre o dia 1º e 9 de dezembro. O atendimento acontece das 8 às 17 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Imigrantes. A campanha permite que todos os moradores do município façam o exame sem a necessidade de agendamento, contudo o Departamento da Saúde lembra que a ação se dará somente neste período e na UBS participante da iniciativa.

“O teste, no entanto, é disponibilizado durante todo o ano, mediante agendamento, na UBS Imigrantes e no PSF Santa Margarida, no bairro Morada das Flores”, afirma do Departamento de Saúde. Este ano, a expectativa do departamento é de que o número de consultas seja 30% superior ao de 2015. No ano passado, durante a campanha foram realizados 70 exames. A previsão para 2016 é que 100 pessoas façam os testes.

Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente.

Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, outro teste é feito, seguido de um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.