07/01/2019

Holambra ainda conta com 86 ‘Orelhões’ espalhados pela cidade

Aparelhos tem ficado cada vez mais de lado com popularização dos celulares

O ‘Orelhão’ já foi algo amplamente utilizado pela população. Era comum sempre andar com algumas fichas para o caso de alguma emergência. Muitos também se lembram da tecnologia que colocou as tais fichas de lado, substituindo-as pelo cartão telefônico. Pois bem, hoje, com a amplo acesso ao celular, o orelhão tem ficado cada vez mais de lado. Mas eles continuam lá, espalhados pela cidade. Segundo a Agência Nacional de Comunicação (Aneel), Holambra conta com 86 telefones públicos, os ‘orelhões’.

Dos 86 aparelhos, 18 estão em áreas que não podem ser utilizados 24 horas por dia. Ou seja, locais que fecham a noite e aos finais de semana, como Prefeitura e outros órgãos públicos, e 68 estão pelas ruas da cidade.

Edilene Silva, moradora de Holambra, conta que ainda utiliza o aparelho em algumas situações, mas faz uma reclamação: “Já precisei rodar atrás de orelhão, acontece de muitos estarem desativados, quebrados”, reclama a moradora do Imigrantes.

Outra moradora que ainda utiliza o aparelho é Janaína Reginatto. Ela conta que, em muitos momentos, se vê sem bateria no celular, e a salvação é o velho orelhão. “Eu sempre ando com o celular ouvindo música, as vezes acontece de eu precisar e estar sem bateria, aí sempre procuro um orelhão”, exclama a moradora.

Valdir Borges da Rosa afirma que não se lembra qual foi a última vez que precisou usar o aparelho. “Hoje a tecnologia avançou, faz muito tempo que não uso um desses”, exclamou.

No final de 2018, o Governo Federal publicou um plano geral de universalização do telefone fixo. Assim, as empresas de telefonia fixa do Brasil não tem mais obrigação de instalarem telefones públicos nas cidades conforme o número de habitantes. Mas os telefones ainda podem ser solicitados.

As empresas de telefonia tem até 2023 para se adequarem e melhorarem as ofertas de planos de internet 4G. Para solicitar reparos em telefones públicos, o cosmopolense pode ligar no 10315.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.