03/08/2017

Holambra celebra dia do Capoeirista com aulas gratuitas

Treinos da modalidade são oferecidos em parceria com o departamento municipal de Esportes

Da redação

O Brasil é um país bastante diversificado, e nessa realidade, não é nem preciso pesquisar muito para saber que essa sentença é verdadeira. Basta olhar para o lado ou viajar para um outro estado para perceber as inúmeras características de um povo misturado, que divide o mesmo território nacional, mas de igual não tem quase nada.

Dentro desta diversidade, muitas iniciativas culturais tiveram espaço para evoluírem dentro dos pouco mais de 500 anos de vida da “Pátria Amada, Brasil”. E uma delas é a capoeira. Menosprezada por muitos e cultuada por outros tantos, a capoeira une corações e mostra que a cultura e o esporte podem andar de mãos dadas.

capoeira (3)-1501705892

Em Holambra, um professor de artes marciais tem chamado a atenção do município a respeito das características da capoeira. Em homenagem ao Dia do Capoeirista, comemorado nesta quinta-feira, 3 de agosto, você, leitor do Portal Holambrense, conhecerá um pouco mais sobre a capoeira que é desenvolvida no município.

Wagner Barbosa da Silva, é capoeirista há mais de 20 anos e oferece, em parceria com a Prefeitura e o Departamento de Esporte do município, aulas gratuitas da modalidade na academia X-Combat. Os ensinamentos são abertos às pessoas de todas as idades, e visam mostrar a arte não somente como uma prática esportiva, mas como ensinamento cultural. “Nós trabalhamos para que as pessoas pratiquem atividades físicas, fomentando a coordenação motora, autoestima, musicalidade e muitos outros aspectos do corpo e da mente. Além disso, nós também buscamos uma valorização da cultura da capoeira, que faz parte do Brasil”, explica Silva.

capoeira (1)-1501705887

Para o professor de capoeira, que também leciona Jiu-Jitsu há duas décadas, a valorização de outras modalidades como o Muay Thai e o Karatê tem grande importância no esporte, porém, é essencial que o brasileiro conheça e pratique artes que fazem parte da cultura local. “A capoeira faz parte da nossa história como país, por isso, acredito ser de suma importância fomentar cada vez mais a participação de crianças, jovens, adultos e idosos na prática da capoeira e de outras modalidades brasileiras de esporte e cultura”, salienta Silva. “Eu ainda acredito que o esporte é a melhor saída contra os problemas do mundo, e nós precisamos muito do incentivo dos pais nesse quesito. Essa é uma maneira dos próprios familiares afastarem seus filhos das coisas ruins do mundo”, finaliza o professor de capoeira.

Já para o diretor de Esporte e Lazer de Holambra, José Roberto Maganha Junior, a iniciativa faz parte do aumento de modalidades esportivas com aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura, ação que começou há mais de quatro anos no município. “Nós incluímos, entre outras modalidades, a capoeira pelo seu valor histórico e cultural. A capoeira é, ao mesmo tempo, um patrimônio e uma atividade física bastante completa, que trabalha o físico, a mente, a flexibilidade e fluidez corporal”, explica Junior. “Este e um projeto que reúne hoje dezenas de holambrenses e que vem dando muito certo”, avalia o diretor.

As aulas gratuitas de capoeira acontecem todas as terças, a partir das 14h30, na academia X-Combat, localizada na Rua Solidagos, número 104, bairro Morada das Flores (em frente a Guarda Municipal). Crianças a partir dos 5 anos de idade já podem participar das atividades.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.