11/11/2020

Holambra apresenta cenário estável em período de estiagem

Informação é de acordo com a concessionária Águas de Holambra

Da redação

Holambra apresenta um cenário estável em relação ao período de estiagem na região, segundo a Águas de Holambra. Apesar do tempo seco que atinge a região e afeta o abastecimento de água em cidades como Artur Nogueira e Cosmópolis, a irregularidade no fornecimento do serviço não chegou ao município holambrense.

O sistema de abastecimento na cidade é composto por nove centros de reserva que totalizam 2.392 m³. De acordo com a Águas de Holambra, o período de estiagem dos últimos dois anos foram os mais severos desde que a concessionária iniciou as atividades no município. “Apesar do volume de chuvas estar a 25% do previsto para o período, o cenário em Holambra é considerado estável”, afirma.

A empresa ainda declara que a regularidade do abastecimento de água do município está assegurada. “Por meio de um conjunto de ações operacionais preventivas e investimentos realizados no setor de saneamento, a qualidade e a regularidade do abastecimento de água do município estão asseguradas e, portanto, a possibilidade de racionamento ou a falta d’água generalizada está descartada no momento”, complementa.

O Portal Holambrense questionou sobre a probabilidade de Holambra atestar crise hídrica neste ano. A empresa afirma que atualmente não está em situação de emergência. “A Águas de Holambra realiza o monitoramento diário dos mananciais de onde a água bruta é captada para tratamento e distribuição no município.  Atualmente não estamos em situação crítica para racionamento”, declara.

Para garantir a normalidade no abastecimento de água, a concessionária efetuou diferentes ações. “Realizamos a melhoria na ETA Tulipas, o desassoreamento da captação, a instalação de balsas para remanejamento do ponto de captação superficial, a limpeza do poço de sucção das bombas e melhorias na adutora de água bruta”, informa.

A Águas de Holambra ressalta que o consumo de água não tem tido grandes variações, portanto, se mantém estável. Mas que a dificuldade enfrentada neste período de estiagem tem sido a rápida diminuição do volume do manancial por falta de chuvas para a sua reposição.

Embora a cidade não esteja em uma situação crítica ao ponto de racionamento ou decreto de calamidade por de falta de água, a empresa sugere que a população realize o uso racional da água, conforme algumas dicas:

-Ao lavar as mãos, feche a torneira ao ensaboar e só abra quando for enxaguar;

– Ao lavar roupas e louças, feche a torneira ao ensaboar e volte a abri-la na hora de enxaguar;

-Evite a lavagem de quintais e carros com água potável, reutilize a água da lavagem de roupas por exemplo;

-Vazamentos e torneiras pingando desperdiçam água potável, por isso é necessário estar atento(a).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.