11/08/2017

Holambra aparece na 33ª posição em ranking de arborização urbana

Meta do Plano Municipal de Arborização Urbana deve ser superada até final de 2018

Da redação

Conhecida como a “Capital Nacional da Flores”, Holambra é uma referência em todo o país quando o assunto é flor. Apesar disso, a questão do número de árvores no município ainda não chega a ser tão exemplar. A cidade ficou na 33ª colocação de um ranking de arborização urbana criado pela Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ).

jardinsfechados7-1481282812

A lista total incluiu 67 municípios e está dentro do “Plano Diretor de Recomposição Florestal Visando à Conservação de Água nas Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”. Para elaborar o ranking, foi criado o Índice de Floresta Urbana (IFU), que toma como critério as dimensões da área verde dentro do perímetro urbano do município.

Numa escala que vai de 0 a 2, Holambra registrou 1,44 pontos e ficou na 33ª colocação do ranking. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a cidade com a melhor colocação foi Vinhedo (SP), que alcançou a 10ª posição e 1,71 pontos. Na sequência aparecem Pedreira (SP) – 15ª colocada e 1,66 pontos – e Jaguariúna (SP) – 20ª da lista, tendo 1,55 pontos.

O ranking usou imagens de satélite e considerou a capacidade que as árvores em áreas urbanas têm para reduzir a temperatura das cidades e absorver água das chuvas. Além disso, foi constatado que mais de 60% da área total dos municípios listados pode ser usada para reflorestamento – o equivalente a nove mil quilômetros quadrados.

Plano Municipal

A Prefeitura de Holambra, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que a cidade já possui um Plano Municipal de Arborização Urbana, que está sendo rigorosamente cumprido. O plano, segundo o Executivo, possui uma meta de 20% na projeção de copas de árvores no perímetro urbano.

De acordo com a prefeitura, a projeção atual já chega bem perto disso, 19,88%. Com previsão de ampliar em 63 mil metros quadrados a projeção de copas em áreas urbanas de Holambra até 2018, a meta do plano municipal será cumprida e superada em breve.

Leia mais

Holambra fica entre as 70 cidades em ranking ambiental paulista

Diretor do Comdema faz análise ambiental de Holambra

Holambra adere a programa de conservação e recuperação ambiental

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.