27/10/2021

Holambra 30 anos: conheça a história da Capital das Flores

Uma das maiores colônias holandesas no país é também uma das caçulas do Estado

Bruna Ravanhani

A história de Holambra tem início muito antes de sua emancipação em 1991. Em 1948, a Associação dos Lavradores e Horticultores Católicos da Holanda, que promovia a imigração de agricultores, enviou ao Brasil uma comissão com o objetivo de fundar um núcleo de imigração coletiva.

Holanda e Brasil firmaram uma parceria, onde a parte brasileira se comprometia a conceder empréstimos para a aquisição da terra em que seria instalada a colônia. Em 5 de junho de 1948 os primeiros imigrantes holandeses chegam ao Brasil.

A Fazenda Ribeirão, que antes pertencera ao Frigorífico Armour, foi adquirida e, com ela, se deu o início da colônia. O nome “Holambra” foi escolhido para representar a união entre os dois povos. “Hol”, de Holanda, “Am” de América e “Bra” de Brasil.

Avenida das Tulipas

Durante o início da instalação, a primeira fonte econômica era o gado – que foi dizimado logo na sequência, devido às doenças da época. Então, a agricultura virou o carro chefe econômico da Colônia. Na época, os holandeses tiveram diversos problemas de adaptação: não conheciam as técnicas de plantio local, o clima e o solo. A crítica situação econômica se agravou com a compra de adubo importado à preços elevados. Devido as dificuldades, diversos colonos migraram para o sul do país.

Visando melhorar as condições da colônia, os agricultores restantes elaboraram o Plano dos Vinte Hectares: a Fazenda Ribeirão seria dividida em sítios com explorações diversificadas. Desta forma, houve uma estabilização da colônia.

Avenida das Tulipas

A fabricação de queijos, ração, café e abate de aves fazem parte da rica história de Holambra. Mas foi através da cultura de flores e plantas ornamentais que a colônia cresceu economicamente.

Tal crescimento proporcionou a emancipação e a transformação em município. Em 27 de outubro de 1991, 98% da população votou favoravelmente à emancipação da colônia. Em 1998, o município recebeu o título de Estância Turística.

30 anos após a emancipação, o município se destaca como a 61ª cidade com maior índice de qualidade de vida do Brasil. Além disso, Holambra mantém o título de “Capital das Flores” por ser o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.