19/03/2019

Hino Nacional já é cantado semanalmente em escolas de Holambra

"Objetivo de tornar a reprodução um hábito semanal é reforçar o patriotismo, o respeito pelo país e pela cidade", afirma Fernando Fiori (PTB)

Michael Harteman

O Hino Nacional é um dos símbolos oficiais da República Federativa do Brasil. Em fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) pediu para que as escolas de todo o país colocassem os alunos para entoar a canção. O assunto invadiu as redes sociais e se tornou pauta em diversos municípios. Com Holambra não foi diferente. Desde a última sexta-feira (15), as escolas municipais passaram a contar com o hino. A ação irá se repetir semanalmente.

O prefeito Fernando Fiori de Godoy (PTB) afirma que essa é uma iniciativa que visa despertar o civismo dos alunos. “A execução dos hinos nacional e do município nas escolas não é uma prática incomum. O objetivo de tornar a reprodução um hábito semanal é reforçar o patriotismo, o respeito pelo país e pela cidade e, consequentemente, despertar a consciência cidadã e o civismo entre os estudantes”, explica o chefe do Poder Executivo.

O diretor de educação de Holambra, Alexandre da Cunha Moreira, também comemorou o fato. “Crescemos cantando os hinos na escola. É uma ação positiva que estamos buscando resgatar, é muito bonito vê-los tendo essa ação”, comenta.

O morador Carlos Pereira conta que apoia a ação, mas faz uma ressalva. “Acho muito importante, desde que tenha pelo menos uma interpretação desse hino, já que cantar a gente já canta qualquer coisa”, exclama o morador, e acrescenta: “Uma vez interpretado esse hino, que na minha opinião é um dos melhores já escritos, a pessoa muda todo o seu conceito em relação a nação e vê muita coisa errada”.

Quem também apoia e dá ênfase no conhecimento da letra é Sarah Dias Lima. “Acho válido, é imensamente preciso cantar, interpretar e conhecer a fundo cada palavra ali escrita, isso vai acrescentar muito para as crianças e adolescentes”, opina.

Anderson Ferreira relembra com alegria a experiência que tinha com o Hino Nacional em sua época de escola. “O Hino Nacional nunca foi uma perca de tempo, até em horas de aulas, nos livros didáticos encontrávamos a letra do hino na parte de trás, eu sempre gastava uns minutinhos lendo aprendendo a cantar corretamente”.

Pedro Galli toma como exemplo as partidas de futebol no país. “Acho vexatório quando tem um jogo e filmam os jogadores de boca fechada durante a execução do hino nacional. Fica evidente que eles não sabem a letra. Isso não acontece com outros países. É uma vergonha para o Brasil”, lamenta.

Lei Nacional

A lei 12.031, de setembro de 2009, já trata sobre o tema. “Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana”, expõe e norma em parágrafo único. A lei conta com a assinatura do então vice-presidente da República, José Alencar, e do ministro da educação da época, Fernando Haddad.

Lei Estadual

Se você gosta de futebol já notou que em todas as partidas que ocorrem no estado de São Paulo ocorre a execução do hino antes das partidas. Isso acontece por causa da lei 778/2009, que obriga a utilização do hino em todos os eventos esportivos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.