16/02/2019

Grupo de apoio a mães reúne diversas mulheres em Holambra

“É um momento em que não nos sentimos sós, nos fortalecemos e voltamos ainda mais preparadas para amar nossos filhos”, afirma uma das organizadoras

Não Michael Harteman

Um trabalho muito bonito é organizado pelo Grupo Acolher Encontro Materno. A iniciativa é da psicóloga Ana Paula Nery e da enfermeira Cristina Stolf. O grupo, que nasceu em 2017, tem como objetivo oferecer um espaço para as mães serem acolhidas em diversos sentimentos maternos, sem custo algum. O evento acontece na Rua Bellis, 75 – Sala 9 – Centro.

A iniciativa surgiu em novembro de 2017. De lá para cá, várias rodas de conversa ajudaram as mulheres a passar pelo momento tão sublime que só cabe a elas: ser mãe. Os encontros são mensais e, em cada um deles, um tema é desenvolvido. “Os temas existem para dar início as conversas na roda, criar um clima espontâneo, através de dinâmicas ou leitura de algum texto, porém o mais importante de cada encontro são as demandas que cada uma trás e a escuta do grupo para com todas”, conta Ana Paula Nery.

Ana também explica que o grupo não tem como objetivo ajudar as mulheres a serem mães, mas sim ouvir e conversar sobre o que elas têm a dizer. “Acreditamos que cada uma ao seu modo sabe com maestria cumprir esse papel, nos cabe fazer a escuta e o acolhimento de seus sentimentos reais em relação aos desafios da maternidade. Durante esse tempo de grupo vemos como elas se identificam e se encontram na fala uma das outras”, explica a psicóloga.

A psicóloga ainda ressalta que esse é um encontro de ajuda mútua entre as mulheres. “É um momento em que não nos sentimos sós, nos fortalecemos e voltamos ainda mais preparadas para amar nossos filhos e nos respeitar como mães e como mulheres”, ressalta.

Ana e Cris são mediadoras voluntárias e facilitam o diálogo entre as mães. Ressaltam que desejam que as mães se sintam merecedoras desta grande partilha humana, e que podem rir, chorar, silenciar, comover-se e se sentirem abraçadas e apoiadas umas pelas outras. É só chegar, e dividir o tempo com todas as outras que estão passando pelo mesmo momento.

Agenda

Em 2019 já aconteceu um encontro, mas diversos outros ainda estão previstos, já que eles ocorrem mensalmente. No dia 13 de março, as mulheres terão conversas com o título ‘Não julgue uma mãe pela capa’.

No dia 3 de abril, o tema será ‘Relação do casal após os filhos’. Já no mês de maio, o tema do bate papo é formado através de uma pergunta: ‘Vamos queimar a bandeira da mãe perfeita?’. Os encontros seguem até o mês de dezembro. Confira a programação na imagem abaixo:

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.