05/08/2018

Grupo Cantavento lança CD neste domingo em Holambra

Evento ocorre durante Festival de Arte para Crianças

Depois de estrear a turnê em Itu, um show gratuito do renomado grupo Cantavento integra a programação do Festival de Artes para Crianças de Holambra, que ocorre hoje (5), a partir das 14 horas, em frente ao Moinho Povos Unidos. A turnê passa ainda por Campinas (SP) e São Luiz do Paraitinga (SP), sincretizando expressões como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá

Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento chega aos 15 anos de existência seguindo essa premissa: a de fazer música boa de brincar. E ainda que seu trabalho seja voltado para o público infantil, o segundo CD da carreira do grupo promete embalar também os adultos durante o tour de lançamento de “Brincantorias”, que sincretiza em música as expressões culturais do interior de São Paulo e do Brasil.

“Inicialmente é um trabalho infantil, mas nem por isso deixamos de nos comunicar com os adultos. A gente queria tocar e cantar músicas que fossem brincadeiras que fizessem gente adulta e gente pequena ficarem do mesmo tamanho, brincar juntos. E diante de uma cultura tão rica em manifestações brincantes para os dois públicos, a gente quis recolher e mostrar um pouco desses modos tão criativos, tão diversos e tão lindos de cantar, tocar e dançar, nos nossos shows. Então é isso o que trazemos no CD, muita música de cultura popular, mas com uma viajada no indígena e no africano também”, explica a vocalista Carol Ladeira.

Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Ladeira afirma que registrar esses conceitos se faz importante para que a música represente algo além de letra e melodia: “O Brasil é de uma riqueza cultural que a gente pouco conhece, e havemos ainda de descobri-lo de fato. É muita sabedoria, é muito conhecimento para festa, para brincadeira, para a relação com a natureza… e o nosso povo tem uma capacidade muito grande de tocar e cantar e festejar. Mostrar isso para as crianças é como ajudar a contar um pouco desse capital cultural que elas herdam quando nascem aqui. E poder aprender para contar a elas é muito, muito importante, uma grande inspiração para nós”.

Aprendizado, inclusive, é o mote da carreira de quem atua com crianças. Público exigente, as crianças são responsáveis pela troca mais ávida entre plateia e artista na concepção da cantora: “As crianças gostam de música de qualidade, de relações de qualidade; elas são muito inteligentes e têm capacidade de compreender música de uma maneira muito forte. E a linguagem musical fala muito para a infância”.

Sendo esta uma linguagem tão importante para inserção de alguns temas no universo infantil, o novo CD finda suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral. “No primeiro CD não tivemos a figura do diretor musical; assim como os arranjos, a direção também foi coletiva. Neste trabalho nós entendemos que, ainda que o nosso modo de fazer música seja muito coletivo, seria muito importante ter esse olhar específico de alguém. Aí chegamos na Renata, que é uma musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras”, comenta Carol.

Em Holambra, o show acontece no dia 05, durante o Festival de Artes para Crianças. As apresentações da turnê começaram em julho, com a primeira parada em Itu; em novembro os shows passam por Campinas (09/10) e São Luiz do Paraitinga (27/10). “Estamos falando de culturas populares brasileiras, então o que a gente deseja é rodar o Brasil para tocar, compartilhar e comunicar muito com infâncias de todas as partes. E como a música consegue passear por entre as faixas etárias, fica o convite para crianças e adultos, porque esse é um trabalho potente para toda a família”, encerra a vocalista.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.