14/07/2023

GCM de Holambra faz alerta sobre o uso de cerol em pipas

Somente neste ano, foram apreendidos vários carretéis contendo a substância. O município possui uma lei que proíbe a utilização de materiais cortantes em linhas de pipas, com aplicação de multa

Da redação

Com o início das férias escolares, surge novamente a “época das pipas”. Por esse motivo, a Guarda Municipal de Holambra divulgou algumas orientações sobre os riscos que o uso do cerol em pipas pode representar para a população. Segundo os agentes, diversos carretéis com essa substância foram apreendidos na cidade somente este ano.

O município de Holambra possui uma Lei Ordinária (Nº 532/2005), aprovada pelos vereadores durante a gestão do ex-prefeito Celso Capato, que proíbe a utilização de cerol ou qualquer material cortante em linhas de pipas. Conforme a lei, uma multa de R$ 100 a R$ 200 deve ser aplicada aos maiores de idade flagrados portando materiais como cerol e linha chilena. Aos pais e responsáveis pelos menores de idade também será aplicada a mesma penalidade.

“O perigo é especialmente para motociclistas e até mesmo ciclistas, devido ao grande poder de corte dessas linhas, que podem dilacerar o pescoço dos usuários desses veículos. A Guarda Municipal está fiscalizando e tomará as medidas necessárias ao flagrar o uso desses materiais. Somente este ano, já foram apreendidos diversos carretéis com esse tipo de material. Pedimos aos adultos que conscientizem seus filhos para que não utilizem esses materiais cortantes ao empinar pipas”, orienta o Diretor da Guarda Municipal, Antônio Giron.

Vale ressaltar que a venda e o uso de linhas com cerol são considerados crimes e proibidos por lei. O uso de cerol, linha chilena ou qualquer outro tipo de linha cortante também é considerado crime penal, conforme os artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Holambrense sem prévia autorização por escrito do Portal Holambrense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.