18/10/2019

Gaeco apura favorecimento em concurso público de Holambra

Investigação revela fraude na aprovação de candidata reprovada na prova oficial

Da redação

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MP) apura possível favorecimento de pessoas em concurso público da Prefeitura Municipal de Holambra. Um relatório da Operação Apaniguados revela a concessão de pontuação adicional para uma candidata reprovada para o cargo de assistente técnico.

A mulher alcançou 39 pontos no cartão original de respostas, mas precisava de pelo menos 50 pontos para aprovação no concurso público. Segundo o Ministério Público, a candidata recebeu o acréscimo de 38 pontos, totalizando 77 pontos, e o primeiro lugar no concurso público.

Os cartões com as respostas fraudadas foram encontrados pelo Gaeco na residência de Rosana da Graça Sciascia Ramos da Silva, sócia da empresa Orhion Consultoria, responsável pela organização dos concursos e cartões fraudados.

O Ministério Público investiga se os beneficiários sabiam das fraudes nos cartões de respostas dos concursos públicos.

Defesa

A Prefeitura de Holambra afirma em nota que a candidata citada pelo Ministério Público, aprovada em concurso homologado em junho do ano passado, não foi convocada para o exercício da função de Assistente Técnica Pedagógica. Informa ainda que o município não foi notificado oficialmente sobre eventuais irregularidades apontadas pelo relatório – e que está à disposição para colaborar integralmente com as investigações.

 Histórico

A operação Apaniguados foi deflagrada em Holambra no dia 7 de outubro com o objetivo de combater crimes de fraudes à licitação, fraude a concurso público, falsidade ideológica e corrupção. O Gaeco cumpriu mandado de busca e apreensão para Nagila Marma Chaib Lotierzo, ex-diretora de Holambra. No entanto, o MP arquivou o caro da ex-diretora.

Além de Holambra, a Operação Apaniguados apura fraudes e possíveis crimes nas cidades Artur Nogueira, Campinas, Jaguariúna, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Nova Odessa, Macatuba e Votuporanga.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.