10/04/2021

Fernando Capato faz balanço positivo dos primeiros 100 dias de mandato em Holambra

Segundo o prefeito, maior desafio a ser enfrentado pela administração em um futuro breve é a retomada da economia no município

Da redação

Fernando Capato completa 100 dias como prefeito de Holambra neste sábado (10). Em um cenário repleto de desafios provocados pela pandemia de coronavírus e pela crise econômica e social decorrentes da pandemia, Capato avaliou os primeiros dias de mandato como “altamente positivos” e fez um balanço das ações realizadas neste período.

Saúde

O monitoramento da Covid-19 tem tido papel importante nos primeiros dias de governo do novo prefeito. “Acompanhamos detalhadamente a situação junto ao Departamento Municipal de Saúde, sete dias por semana, planejando passo a passo o enfrentamento ao coronavírus. Isso nos permite agir preventivamente, como fizemos quando triplicamos o número de leitos de observação para pacientes com a doença na Policlínica Municipal e adquirimos equipamentos, oxigênio e demais insumos necessários, num momento em que não havia vagas para internação nos hospitais de referência”, explicou.

Readequação da Policlínica, triplicando o número de leitos de observação Covid, com aparelhagem adequada

O município já aplicou 1.746 doses da vacina e busca alternativas para ampliar a vacinação. O prefeito lembrou que Holambra aderiu ao consórcio de municípios para a compra de imunizantes, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, e também busca essa possibilidade através do consórcio regional de saúde, o Cismetro, aguardando a viabilidade legal dessas opções.

1746 doses de vacina contra Covid-19 aplicadas

Outras medidas preventivas vêm sendo realizadas regularmente, como barreiras de orientação sanitárias nas principais entradas da cidade aos finais de semana e a pulverização de ambientes com grande fluxo de pessoas, visando diminuir o risco de contágio.

Pulverização nas vias da cidade para diminuir o risco de contágio

Assistência Social

Além dos investimentos e melhorias feitos na área da saúde, o município se preparou para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social de forma efetiva, com centenas de cestas básicas e prorrogação de tributos municipais. “No caso dos tributos, a prorrogação beneficiará também o comércio, tão impactado pelo processo de enfrentamento à pandemia. Prorrogamos inicialmente por 30 dias as cotas únicas de IPTU, alvará de funcionamento, ISS, Lixo Rural, entre outras. Agora, esta semana, ampliamos essa margem por mais 30 dias, para até maio”, disse Capato.

Cerca de 4600 kits alimentação distribuídos

Educação

Na área da educação, com as aulas presenciais nas escolas municipais ainda suspensas, a administração buscou novos caminhos para atender aos alunos. “Instituímos o Portal do Estudante de Holambra, uma plataforma online com textos, fotos e vídeos para proporcionar acesso à distância ao conteúdo de forma eficiente e divertida. Temos ainda apostilas de atividades e apoio pedagógico por telefone, disponível em todas as unidades municipais. Foram distribuídos mais de 2.300 kits escolares, com itens adequados para cada série, para a realização de tarefas em casa”, enumerou o prefeito. Atualmente as escolas do município estão realizando avaliação diagnóstica, com agendamento e atenção às normas sanitárias, para identificar dificuldades e eventuais prejuízos de forma individual, com cada aluno.

Para garantir o acesso dos estudantes à alimentação, foram distribuídas mensalmente mais de 2.300 kits alimentação, que além de alimentos não-perecíveis contam com ovos, frango desossado, frutas, verduras e legumes. “Desde o início do ano já foram entregues mais de 4.600 kits. Precisamos cuidar de nossos alunos, não só no aspecto educacional, mas em todos os aspectos, e demos uma atenção especial à alimentação”, afirmou.

Cerca de 2300 kits escolares distribuídos para alunos da rede municipal

Infraestrutura

Na área de infraestrutura também houve avanços: “Concluímos a reforma e ampliação do PSF Palmeiras, iniciamos as atividades na Academia da Saúde para atendimento fisioterápico e demos início às melhorias na Praça dos Imigrantes, que receberá uma quadra de futebol com gramado sintético. Aproveitando a ausência dos alunos, estamos reformando e ampliando a escola Novo Florescer, no Fundão, para que as instalações estejam mais confortáveis no momento do retorno às aulas presenciais. Além disso, seguimos realizando manutenção constante em nossas ruas, praças e jardins”, informou Capato, que ressaltou o término da elaboração do projeto da primeira escola de ensino fundamental da região mais populosa da cidade, no Imigrantes. “Iniciaremos o processo de licitação nos próximos dias”, adiantou.

Reforma e ampliação do PSF Palmeiras

 

Academia de da Saúde, voltada ao atendimento em fisioterapia

 

Início da implantação de grama sintética na quadra do Imigrantes

Economia: maior desafio da Cidade das Flores

Segundo ele, o maior desafio a ser enfrentado pela administração em um futuro breve é a retomada da economia no município. “Estamos traçando estratégias de incentivo à atividade econômica para lançamento em um momento mais oportuno, atuando no fechamento de parcerias para oferta de cursos de qualificação rápida e de empreendedorismo nos próximos meses, inclusive com abertura de uma Sala do Empreendedor em nossa cidade. Temos que apoiar empresários e trabalhadores dentro do que nos é possível”.

Apesar do momento difícil, o novo prefeito pede que as pessoas mantenham os cuidados preventivos básicos e demonstra otimismo. “Peço que as pessoas continuem tomando os cuidados sanitários necessários para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Tenho fé de que as coisas vão melhorar. Estamos trabalhando muito pela nossa cidade. E a história de Holambra nos ensina que, com luta e perseverança, alcançaremos dias ainda melhores”.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Holambrense

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.