03/05/2016

Falta de vacinas preocupa moradores de Holambra

Primeiro lote esgotou no sábado. Nova remessa deve ser distribuída a grupo de risco nesta quarta-feira.

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe que começou no sábado (30), em Holambra, teve suas primeiras doses esgotadas no primeiro dia. Segundo a prefeitura, foram imunizadas mil pessoas e um novo estoque deve chegar ainda nesta terça-feira (3) para ser liberado na quarta (4) ao primeiro grupo de risco. Mas enquanto ele não é liberado, mães se preocupam se conseguirão a vacina a tempo.

Uma moradora de Holambra conta que foi à policlínica na segunda-feira (2) pela manhã com o filho de seis meses e foi informada que a vacina já havia sido esgotada. “É um absurdo a vacina ter acabado, pois já chegou aqui na nossa cidade atrasado. Por que não pedirão a conta certa? Isso é um descaso com a população”, reclamou.

Assim como ela, outras mães foram surpreendidas pela falta de vacinas.

Silvia Regina de Campos que tem uma filha de um ano e 35 dias, não levou a menor no sábado porque ela estava com sintomas de gripe. A autônoma achou que crianças com febres não poderiam receber a vacina e optou pela espera. Porém, agora convive com o receio de não conseguir vacinar. “Estamos na época de muito frio e tempo seco. A imunidade fica muito baixa e os dois caso de óbito aconteceu com o tempo quente, imagina agora com esse frio todo”, fala sobre o medo da filha contrair o vírus Influenza A H1N1.

A menina, Yanni Galvão, estava com princípio de pneumonia, e para Silvia, seria uma forma dela se proteger, já que a cidade registrou duas mortes suspeitas por H1N1 este ano.

Segundo a Prefeitura foram imunizadas com o primeiro lote de vacinas mil pessoas. Sendo 384 crianças, 6 mães de recém-nascidos, 43 trabalhadores da Saúde, 61 gestantes e 440 idosos. Mas um novo lote deve chegar nesta terça-feira (3) para contemplar as outras pessoas do primeiro grupo de risco. “A vacinação para o primeiro grupo de risco será retomada na quarta-feira, dia 4 de maio. No dia 9 maio começa a segunda etapa da campanha, voltada ao último grupo”, destacou.

O cronograma segue um planejamento da Secretaria Estadual de Saúde que antecipou a campanha apenas na capital e na região da grande São Paulo.

vacinas


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.