24/06/2016

Expositores da Hortitec falam sobre crescimento em meio à crise

Durante Hortitec em Holambra, empresas de fertilizantes e horticultura falam sobre como têm reagido ao mercado frente à crise.

Apesar do cenário de crise no qual o país vive, representantes de empresas de dois setores do agronegócio: horticultura e fertilizantes conversaram com o Portal Holambrense para explicar de que forma elas têm reagido ao mercado frente a esta realidade conturbada. Ambas as empresas são destaques na Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, a Hortitec, que se encerra hoje, sexta-feira (24), em Holambra.

Segundo o Ministério do Agronegócio, o levantamento das exportações de 2015 indica recorde na quantidade embarcada de diversos produtos, como soja em grão, milho, frango in natura, café e celulose. Contudo, apesar da representatividade da horticultura e fertilizantes não ser tão expressivas, esses setores refletiram o crescimento que o agronegócio tem apresentado no último ano.

agronegocio em alta c logo_9178912c3a77ee494a6c35ae1b134a561093b9d3

De acordo com o gerente de Marketing de uma empresa de comercialização de fertilizantes, Anderson Ribeiro, o segmento cresceu 13% em 2015 e deve manter o mesmo índice para 2016. “Dentro do agronegócio alguns segmentos tivera problemas também, mas o setor de fertilizantes especiais conseguiram marcar sua posição no mercado e aproveitar o cenário de crise para fixar a imagem dos seus produtos”, pontua Ribeiro.

Ele explica que esse resultado positivo vai além da quantidade, pois está relacionada à qualidade do produto e o quanto ele valoriza o trabalhador rural.  “Quando o produtor rural percebe que um produto que é utilizado traz um benefício visível, ele não reduz. Ele tenta ajustar o custo de produção naquilo que ele tem”, reforça. Para Ribeiro, o mercado de grãos tem crescido exponencialmente por conta da taxa de câmbio, que tem possibilitado a exportação desse tipo de alimento. Contudo, o gerente acredita que o Brasil tem usado bem menos fertilizantes do que precisa, mas que esta realidade está mudando.

fertilizantes_ba08000ac1c96b3d64a45535649161a6c57aa291

“A oferta de produtos diferenciados, associada aos investimentos em inovação e tecnologia, fez com que em cinco anos dobrássemos a participação no mercado. Nossos resultados são consistentes e as metas para 2016 mantêm nossa ambição de crescer novamente mais de 20%”, enfatiza Ribeiro.

Outro setor que tem atraído produtores e empreendedores do setor agrícola é a Horticultura. O diretor de Planejamento Estratégico de uma empresa gaúcha de sementes, Andrei Santos, calcula que a instituição em que atua cresceu cerca de 22% em 2015. “O brasileiro tem se tornado mais exigente e tem procurado uma alimentação mais saudável. Essas características têm contribuído para o crescimento do setor de horticultura”, pondera. Além disso, Santos reforça que projetos que visam integrar a cadeia de produção de hortifrútis, do produtor até o consumidor final, também pode ser alternativas para que o setor tenha desempenhos positivos.

“O Brasil tem condições de se tornar líder no setor de alimentos. Por isso, existem muitas oportunidades para quem pretende arriscar no segmento”, reforça.

horticulta_59ad80a099954b2e33088d2356386d81ff9d5d23


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.