09/09/2018

Expoflora gera congestionamento no trânsito de Holambra

Moradores opinam sobre o fato

Michael Harteman

A Expoflora, maior exposição de plantas ornamentais da América Latina, atrai centenas de milhares de turistas em Holambra. Pessoas de todas as partes chegam para conhecer as principais novidades no mundo das pétalas. No entanto, o grande número de visitantes que chegam na Cidade das Flores causa uma grande alteração em um setor da cidade: o trânsito.

Para entender como fica o movimento dos carros durante o evento, a equipe de reportagem do Portal Holambrense trafegou pelos principais pontos da cidade neste sábado (8). Além disso, percorremos também os trechos de saída e entrada do município.

O primeiro trecho visitado foi a rodovia Prefeito Azin Lian (SP-107). Quem vinha da Rodovia Campinas-Mogi Mirim (SP-340) precisou ter paciência no período da manhã. O percurso de aproximadamente 10 quilômetros demorou 35 minutos para ser percorrido, até a entrada do evento. “Para ir na Expoflora vale a pena esperar, mesmo nesse sol”, comentou Tereza, moradora de Campinas (SP), enquanto esperava o trânsito fluir na via.

Nem tudo são flores

Na Rota dos Imigrantes não foi diferente. Carros de todos os lados tomavam conta do trânsito local, fato que incomoda a moradora Renata Kelly Marcelino. “Alguma coisa precisava ser feita. Não tem espaço para nada e nem vaga para estacionar”, opina a munícipe.

Opinião parecida tem o comerciante Marcelo Antônio de Lima. “É bem complicado tudo isso. Acho que o poder público deveria pensar em uma solução para que dentro da cidade não ficasse superlotado. Deveriam pensar em algo”, pontua Lima.

Além da Rota dos Imigrantes, ruas como Campo de Pouso, Dr Jorge Latour, Rua dos Girassóis e Avenida Mario Bonano também ficaram bastante movimentadas.

Já Eli Thomas Cahen pensa diferente. Ele acredita que o problema do trânsito é um mal necessário. “Não tem do que reclamar, é um evento que traz turistas para a cidade, traz investimento e movimenta a cidade, isso é algo positivo”, explica o morador.

Mudanças na região central e linhas metropolitanas adicionais

Com o objetivo de organizar e garantir a segurança e a fluidez do tráfego, o trânsito na região central de Holambra está com mudanças no período compreendido entre os dias 24 de agosto e 23 de setembro, ou seja, quando acontece a Expoflora. Segundo informações da prefeitura, todas as vias deverão – nesse espaço de tempo – ser sinalizadas e agentes de trânsito estarão orientando os motoristas em relação às alterações.

Além dessas mudanças no trânsito holambrense, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina também proporcionou mudanças nas linhas metropolitanas do transporte público de Holambra. Ao todo, são 19 partidas extras divididas entre duas linhas.

Duas linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) de São Paulo estão com viagens adicionais durante os finais de semana da 37ª Expoflora. Vale lembrar que os novos horários não estarão disponíveis nos dias de semana, mas apenas durante o evento, que ocorre aos finais de semana.

A linha 693 contará com 16 partidas extras, enquanto a linha 736 oferecerá três viagens adicionais aos usuários interessados em comparecer ao evento.

Expoflora

A Expoflora tem como atrações a Exposição de Arranjos Florais; a Mostra de Paisagismo; as tradicionais Parada das Flores e Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra, que inclui visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões e visita ao Museu de Holambra.

O nome Holambra é a junção das palavras Holanda, América e Brasil. Trata-se de uma antiga colônia holandesa, hoje um município com cerca de 12 mil habitantes que responde por 45% de todo o comércio brasileiro de flores e de plantas ornamentais. Desde 2011, a cidade foi batizada como Capital Nacional das Flores. Durante a Expoflora, Holambra recebe cerca de 300 mil visitantes.

Leia mais

Trânsito terá mudanças na região central durante Expoflora

Linhas metropolitanas terão viagens adicionais para Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.