05/06/2017

Estudos apontam que em 30 anos não houve reflorestamento em Holambra

Biólogo do município refuta análise e diz que resultado está “equivocado”

Leonardo Saimon

No dia mundial do Meio Ambiente, o Portal Holambrense traz uma pesquisa alarmante para Holambra, porém com fortes contestações de um especialista local. O estudo disponibilizado pelo SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou que, em 30 anos, Holambra não recuperou nenhuma parte de sua floresta. A entidade também colocou outros 11 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em situação semelhantes a de Holambra. Campinas teve o melhor desempenho dentre as cidades após recuperar 136 hectares dos 306 regenerados na Região.

“O Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que monitora a distribuição espacial do bioma, identificou a regeneração de 219.735 hectares (ha), ou o equivalente a 2.197 km², entre 1985 e 2015, em nove dos 17 estados do bioma. A área corresponde a aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo”, diz a pesquisa.

O estudo apontou, todavia, que apesar desse desempenho dos municípios paulistas, a ‘Cidade das Flores’ possui quase 17 quilômetros de cobertura de mata original, e restam hoje 59 hectares de remanescentes florestais acima de 3 hectares. Entre os anos de 1985 e 2015, a estância não recuperou nada ou quase nada de sua floresta. Holambra é um município que está nos limites da Mata Atlântica e do Cerrado Paulista.

DCIM100MEDIADJI_0036.JPG

“O que podemos afirmar é que nesse estudo, que abrange florestas regeneradas acima de três hectares, não foi verificada regeneração. Porém, não podemos descartar a existência de recuperação da Mata Atlântica em áreas menores ou projetos de restauração florestal que tenham sido executados recentemente”, explica a diretora Executiva Márcia Hirota.

A notícia parece ter pego de surpresa o biólogo holambrense Geraldo Eysink. Responsável pela empresa que está à frente da recuperação das nascentes no município, o especialista lembrou uma série de investimentos no setor ecológico e ambiental que a cidade tem implantado.

Eysink refuta a análise ao dizer que este resultado possivelmente está “equivocado”. “Holambra tem reforçado, há bastante tempo, essa questão do reflorestamento. O município tem feito o plantio de Matas Ciliares, tem recuperado as nascentes”, assevera o biólogo. Ainda segundo ele, Holambra tem criado novas florestas e tem contado com o apoio de iniciativas públicas e privadas para recuperar as matas municipais.

Leia mais

Diretor do Comdema faz análise ambiental de Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.