03/09/2019

Estudantes visitam nascente modelo no Camanducaia em Holambra

Objetivo da visita foi ensinar os alunos sobre educação ambiental

Por meio de atividade conjunta desenvolvida pelos departamentos municipais de Educação e Meio Ambiente, alunos do 8º ano da escola municipal Parque dos Ipês visitaram na última sexta-feira (30), uma nascente considerada modelo, no bairro Camanducaia.

A propriedade foi eleita modelo pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, o COMDEMA, devido às benfeitorias realizadas e à mata presente no entorno da nascente. O espaço recebeu há pouco mais de dois anos uma fossa biodigestora instalada por técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de serviços de terraceamento executados em 2017 através do programa Nascentes de Holambra.

A visita foi conduzida pelo diretor da pasta de Meio Ambiente, Nilson Marconato, e dividida em três etapas: primeiro os alunos aprenderam sobre o ciclo da água, depois sobre o tratamento do esgoto através da fossa e, por fim, sobre a importância da vegetação na proteção da mina d’água.

Para Nilson, aprender sobre boas práticas sustentáveis, reuso, utilização correta da água e destinação do esgoto é essencial para que os estudantes cresçam conhecendo os riscos de nossas ações e a necessidade de preservação do meio ambiente. “A educação ambiental é fundamental para garantirmos o futuro do planeta”, explica.

A aluna Moniely de Campos gostou muito de aprender sobre a importância de o esgoto estar separado da nascente e também sobre os prejuízos que são causados à natureza quando eles se misturam. Seu colega Gabriel Fando Fantucci completou: “além de cuidarmos do que temos, precisamos ampliar as matas, plantando árvores em volta das nascentes”.

Melhorias ambientais em Holambra
Com 383 propriedades na área rural, o município cumpre determinação do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente, o GAEMA, do Ministério Público de Campinas, para executar ações de proteção ao meio ambiente. Desde 2016 desenvolve ações voltadas à substituição das fossas negras. Foram instaladas mais de uma centena de fossas biodigestoras nos últimos anos. A administração inaugurou ainda, no bairro Palmeiras, uma estação rural de tratamento de esgoto beneficiando diretamente mais de 350 pessoas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.