17/10/2016

Estado financiará próxima peça do grupo teatral de Holambra

Foram 12 grupos selecionados em todo o estado de São Paulo.

Leonardo Saimon

interna-1-1476465559

A Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo irá financiar a próxima peça do Grupo de Teatro de Holambra Cia Galhofeiros A Comédia do Coração. A ação faz parte de um programa que visa fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O grupo holambrense tem ganhado notoriedade no município e na região por diversas apresentações que tem realizado nos últimos meses. Atualmente o grupo, que faz um ano este mês, conta com 11 pessoas.

Cerca de 393 grupos de todo o estado se inscreveram no edital e apenas 12 foram selecionados, seis companhias teatrais da capital e seis do interior. Cada grupo receberá uma ajuda de R$ 50 mil para arcar com todas as despesas referentes a peça, desde a produção do figurino até a condução para apresentação em outras cidades. “É uma meta que eu tinha, de conseguirmos apoio do ProAc.  Sempre falei para eles que nós faríamos um trabalho sério. Mas eram projetos a longo prazo, fiquei surpreso com o resultado”, conta o diretor Antônio Carlos Théko.

interna-2-1476465840

interna-3-1476465910

Théko ressalta que dentre alguns pontos que podem ter contribuído para esta conquista estão o trabalho que a companhia vem desenvolvendo nos últimos meses, de forma voluntária e peso do nome que Holambra carrega. “Sei de grupos que estão há anos atuando e não conseguiram e nós, que estamos há um ano, tivemos esta oportunidade”, pontua o diretor. Além da apresentação por seis cidades da região, o grupo também terá que ministrar cursos antes das apresentações.

A Comédia do Coração

 “A Comédia do Coração” é uma tragicomédia que lida com todos os sentimentos humanos e propicia reflexões como: O que existe dentro de você? Se você fosse um sentimento, qual seria? O texto escrito pelo poeta e dramaturgo brasileiro Paulo Gonçalves gira em torno da Razão, que tenta constantemente impedir que a Paixão se case. O texto mostra – de forma leve e graciosa – a realidade que todos nós vivemos quando estamos apaixonados e a fragilidade do ser humano. Outras reflexões propostas pela peça são: “Será que estamos preparados para nos apaixonar? Será que temos algum outro sentimento desconhecido? Se você fosse um sentimento, qual seria? 

capa-1476465930

Cia Galhofeiros

Neste mês de outubro, o grupo teatral Cia Galhofeiros completa um ano. A companhia tem se destacado pelas apresentações que tem realizado por Holambra com a peça Porco Mau e as Três Lobinhas, escrita pelo próprio diretor e destinado ao público infantil.

 O grupo existe como resultado de uma oficina de teatro realizada em Holambra e dirigida pelo então diretor, Antônio Carlos Théko. Na ocasião, após nove meses de oficina, Théko selecionou os alunos que se destacaram durante todo o curso. Atualmente, a equipe conta com dez atores que farão a peça: Flávia Costa, Edison Luis De Paiva Neto, Joaquim Adriano De Souza Oliveira, Cristiane Alves Polovyi, Gabriel Expedito Da Silva, Adriana Aparecida Castilho, Geovana Bispo, Denilson  Zanini, Marcos Santos e Marli Castilho.

Leia também: 

Diretor de teatro fala sobre trajetória e desafios em Holambra


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.