07/08/2016

Especialista fala sobre a importância do coaching em empresas de Holambra

Coach Cecilia Andrade é uma das pioneiras na área. Atualmente ela tem se dedicado a empresas de família.

Leonardo Saimon

interna capa-1470426020

Para contornar o cenário difícil, diversas famílias encontram no empreendedorismo a forma ideal para se realocarem profissionalmente. Por isso, nos últimos anos, as empresas familiares tem ganhado espaço no mercado nacional. Esta também é uma realidade encontrada em Holambra. “Podemos afirmar que uma fatia considerável das empresas é de cunho familiar ou surgiu de empreendimentos familiares”, destaca a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Holambra. Por causa disso, o Portal Holambrense conversou com uma especialista em trabalhar com ferramentas capazes de contribuir com o desenvolvimento desse tipo de negócio.

Formada em Psicologia, com mestrado e doutorado em Psicologia Sócio-Histórica, Cecília Andrade é uma das pioneiras no serviço de coaching, ramo no qual atua há mais de 20 anos. Atualmente tem se dedicado em trabalhar tanto na área clínica como na área organizacional, com empresas familiares. Apesar disso, ela tem vasta experiência nos demais ramos de coaching, os quais também contribuem para o desenvolvimento profissional e pessoal.  “As empresas de Holambra precisam ser mais sensibilizadas sobre este assunto”, comenta a especialista.

“Holambra é uma cidade em desenvolvimento que precisa conhecer essa ferramenta”, completa. Cecília leciona em instituições renomadas, dentre elas o Instituto Brasileiro Governança Corporativa (IBGC) e Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo. Durante a conversa, a profissional explica o que é a ferramenta de coaching e destaca os resultados que esse tipo de serviço pode gerar nas empresas holambrenses.

A partir de suas experiências em consultorias a empresas familiares, qual na sua opinião é o maior desafio enfrentado por aqueles que precisam interagir diariamente com familiares em ambiente profissional? O maior desafio dos ambientes de trabalho familiares é saber separar os diversos papéis envolvidos no dia a dia. O Pai pode ser também o chefe, a esposa pode ser também a sócia, a irmã pode ser também a parceira de trabalho. Se misturarmos nossas questões familiares enquanto resolvemos nossos desafios do trabalho, podemos gerar conflitos.

O que mais tem levado as empresas a buscarem o serviço de coaching? As empresas buscam os serviços de coaching em momentos diversos, como por exemplo, momentos de sucessão, de conflitos entre sócios e ou irmãos, para desenvolver os talentos empresariais. E ainda para separar os assuntos do que seja gestão, propriedade e família.

É impressão ou existe uma ideia formada no imaginário coletivo de que a função do coach serve apenas para executivos de multinacionais e grandes empresários? O trabalho e o processo de coaching se aplica a qualquer pessoa, grupo, família ou organização que queira desenvolver-se ” num nível acima” do que esteja no momento.

As empresas de Holambra tem se atentado para este tipo de ferramenta? Elas precisam ser mais sensíveis a este tema. Principalmente porque na cidade existem muitas empresas e até mesmo empresas de família.

entrevistada 2-1470405346

Você está em um momento de transição e Holambra faz parte deste processo. Por que você escolheu Holambra? Vejo Holambra como uma cidade com muito potencial e em desenvolvimento. E também uma cidade estrategicamente bem localizada. Fica próximo a grandes Centros, como São Paulo e Campinas.

Como funciona o processo de coaching? Há um tempo e uma quantidade de sessões pré-determinadas? Um processo de coaching se desenvolve de diversas formas, tendo em vista, a demanda apresentada pelo coachee e a formação do coach. No meu caso, atendo pessoas que me procuram “por si mesmas” e empresas que me procuram para seus executivos. O coaching parte de uma pergunta, seja de que ordem for; porém, normalmente no meu caso, são questões do âmbito profissional, que podem ter ou não um tempo determinado. Depende do acordo entre coach e cliente, mesmo porque um processo de desenvolvimento não termina nunca.

O coaching pode ser aplicado a outras áreas da vida, e não apenas ao trabalho, certo? Fale sobre estas possibilidades.   O processo de coaching pode ajudar as pessoas nas esferas do esporte, das relações interpessoais ou  para estabelecer um modo de viver mais satisfatório de forma geral, o chamado “coaching de vida”. Temos também o “coaching financeiro” voltado às questões de construção e gestão da plataforma financeira do indivíduo ou da família.

O coaching busca levar um indivíduo de seu estado atual até o estado desejado de forma rápida e satisfatória, passando pelo alcance de metas e resultados. Como isso é possível? O coaching é uma ferramenta poderosa de autodesenvolvimento porque atua na ampliação da consciência do coachee por meio da escuta especializada e do feedback sincero por parte do coach que “espelha” como o coachee funciona nos diversos ambientes e relacionamentos.Em vez da frase “pense antes de falar”, utilizo “fale para saber o que você pensa”. Ao falar, sentir e perceber, a pessoa organiza dentro de si aquilo que deseja para sua vida, compreendendo suas limitações e suas potencialidades, “acordando” suas diversas alternativas enquanto ser múltiplo que é no exercício de seus papéis.

interna entrevista-1470405400

Quais as principais diferenças entre um tratamento psicológico desempenhado em consultórios e o trabalho desenvolvido por um coach?  O trabalho terapêutico é um trabalho que tem um escopo clínico, com uma configuração muitas vezes mais profunda e abrangente do que o trabalho de coaching e requer uma especialização em Psicologia em algumas das correntes e metodologias de trabalho com seres humanos. Já o coaching pode ser exercido não somente por psicólogos e psiquiatras. Pode ser exercido por qualquer pessoa que se dedicar a estudar uma metodologia para esse fim e que tenha interesse genuíno em ajudar no desenvolvimento das pessoas. No meu caso, que sou coach, mas também psicóloga, muitas vezes utilizo o que chamo de “coaching terapêutico”, com ferramentas de ambas as áreas, o que permite um aprofundamento do processo quando necessário. O trabalho de coaching permite que o cach até compartilhe com o coachee suas experiências pessoais, quando essas forem oportunas para exemplificar ou encorajar. Já o trabalho terapêutico não permite essa abordagem.

Quais os principais pontos de atenção que as pessoas precisam ter em mente para garantir um rendimento melhor no trabalho e na vida pessoal?  As pessoas precisam escutar a si mesmas, o que dizem seus pensamentos e sentimentos para encontrar seus mais profundos desejos e missão de vida, de forma que possam sentir-se felizes, construindo sua existência com sentido e significado exercitando todas as suas potencialidades no convívio das pessoas que ama.

Você pode exemplificar um resultado positivo obtido por um cliente por meio de sessões de coach?  Tenho inúmeros exemplos que poderia relatar, pois, exerço esse trabalho desde 1994. Fica difícil destacar apenas um que é o caso de um rapaz de 28 anos que perdeu o pai aos 17 e teve de aprender a lidar com todos os desafios de uma empresa familiar e com o relacionamento com a mãe e com os irmãos.

Quais diferenças você destaca no comportamento de jovens da chamada geração Y, nascidos a partir da década de 1980 e de adultos acima dos 40 anos no mercado de trabalho? Os jovens hoje querem participar, ser ouvidos, opinar, serem úteis em atividades que realmente importam e os adultos precisam ter disponibilidade para aprender junto, ouvir e estabelecer parcerias, pois, as trilhas do conhecimento não estão mais somente nas mãos dos adultos. Crianças e jovens hoje também tem um saber, sobretudo, na esfera tecnológica.

entrevistada 3-1470405454


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.