30/08/2019

Escola Municipal desenvolve ação de Educação Ambiental em Holambra

Foco está em boas práticas sustentáveis em alimentação

Da redação

Ao longo deste ano a escola municipal Novo Florescer vem desenvolvendo uma série de atividades ligadas ao “Meio Ambiente”. Para a realização do projeto, criou-se uma árvore, pintada na parede do refeitório da escola, em que os galhos são preenchidos com cada ação praticada conforme o calendário socioambiental escolar e as datas comemorativas relacionadas ao tema.

O projeto “Florescer”, idealizado pela coordenação pedagógica em conjunto com professores da unidade, teve como base (retratada no tronco da árvore) uma horta educativa feita na própria escola através de parceria com produtores rurais e a Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH). Por meio dela os estudantes puderam aprender sobre educação alimentar, como o controle do consumo de açúcar e carboidratos e, ainda, visitar a sede da FAAGROH para aprender sobre o cultivo de alimentos e espécies de hortaliças.

A horta suspensa é composta por cerca de 180 vasos e também canteiros feitos com pneus recicláveis. Entre os alimentos, todos livres de agrotóxicos, estão legumes e ervas como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim, arruda, hortelã, morango, alface e couve. As crianças têm trabalhado todo o processo e transformação dos produtos, desde o plantio e colheita até o consumo. Elas participaram de aula de culinária e produziram patês com as ervas retiradas da própria horta.

De acordo com o diretor municipal de Educação, Alexandre Moreira, iniciativas como essa, que valorizam o cuidado com o meio ambiente desde a base, são fundamentais para a construção de uma sociedade mais consciente e engajada.

“Transformamos o espaço da escola em um local consciente, de troca de experiências, atividades cada vez mais práticas e, principalmente, em boas práticas alimentares, o que deu um novo significado no aprendizado dos alunos”, explicou a coordenadora pedagógica Michele Belonci.

Para o diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Nilson Marconato, essa iniciativa é essencial no sentido de ir preparando as crianças para o futuro. “O mundo está mudando e as pessoas estão cada vez mais distantes do meio ambiente e de tudo o que o envolve. Precisamos preparar os pequenos para que, em breve, ajudem a mudar o planeta”, disse.

Até o final do ano as atividades continuam na unidade – incluindo o plantio do Dia da Árvore, o Dia do Consumo Consciente e o Dia Mundial da Alimentação.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.