12/09/2019

Escola de Holambra promove ação de mobilidade urbana

Projeto é em celebração à Semana da Mobilidade e o Dia Mundial Sem Carro

Priscila Vasconcelos

A preocupação com o meio ambiente, e com a qualidade de vida das crianças, tem comovido alguns papais holambrenses, que em conjunto à Escola Waldorf Acalanto, decidiram promover uma ação muito especial aos estudantes: o “Dia de ir para Escola de Bicicleta”, que acontece na próxima quinta-feira (19), em Holambra.

A iniciativa partiu de pais de alunos do 4º ano, junto à professora Suelene Stival, que planejaram e criaram o projeto. O objetivo deles é conscientizar os estudantes à respeito da preservação ambiental e qualidade de vida, proporcionando um momento de confraternização e movimentação corporal.

“A proposta pedagógica da escola, em relação ao meio ambiente, é inspirada e fundamentada na antroposofia, que tem como base uma visão que relaciona o homem à natureza de forma harmoniosa. Ensinamos nossos alunos sobre agricultura orgânica, horticultura e sobre a preservação da natureza; então, durante esses passeios de geografia, aproveitamos para mostrar as matas ciliares e as nascentes, ensinando sobre a importância delas. Isso proporciona aos estudantes uma vivência prática ao ar livre, explica Suelene Stival, professora do 4º ano na Waldorf Acalanto.

A atividade entra em sinergia com o currículo escolar, que além de propor o estudo da geografia local, estudos da terra, realiza inúmeros passeios com seus alunos nesta época do ano – a pé ou de bicicleta – como parte das atividades curriculares.

Os pais dos estudantes abraçam a causa de André Cymbalista, pai de aluna, que foi o primeiro a sugerir a atividade. Este, contou ao Portal Holambrense fatos que o motivaram a compartilhar a ideia. “Para mim é uma grande oportunidade de colocar em prática tudo aquilo em que eu acredito, e dar um bom exemplo para as crianças ao criar a possibilidade do cuidado com o meio ambiente, em segurança e com liberdade. Sem contar a saúde e o bem estar da comunidade por meio de um transporte ativo”, explica André.

A ação “Dia de ir para Escola de Bicicleta” é em celebração à “Semana da Mobilidade”, que ocorre de 16 a 22 de setembro; e ao Dia Mundial Sem Carro, que ocorre no domingo (22). Ambas as datas são comemoradas mundialmente, com o incentivo de buscar alternativas para locomoção e vivenciar novas experiências. São esperados na atividade cerca de 50 alunos e seus responsáveis, que sairão cedinho pela Rota do Moinho, Rota das Tulipas e das Dálias e pela Rota Palm Park. 

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.