09/03/2017

Amarildo Boer fala sobre expectativas e projetos para Educação de Holambra

Novo diretor de Educação conta como pretende acabar com a fila de espera nas creches de Holambra e quais as prioridades da pasta

Da redação

Nesta semana, Amarildo Boer foi confirmado como novo diretor de Educação de Holambra. Com experiência na secretaria de Educação e na Câmara Municipal de Artur Nogueira, Boer assume a maior pasta da administração holambrense: são 156 professores e 188 funcionários nas escolas e creches da cidade das flores, ou seja, mais da metade de todo o funcionalismo público do município – e isso sem contar os 2.243 estudantes da rede municipal de ensino

O novo membro do Executivo de Holambra recebeu o Portal Holambrense para uma entrevista na noite desta quinta-feira (9). Na conversa, ele comentou a felicidade de dirigir a Educação do município e revelou quais serão suas prioridades na gestão. Boer também falou sobre a fila de espera nas creches da cidade e afirmou que uma nova unidade de ensino será inaugurada até o meio do ano como meio de resolver o problema.

Confira a entrevista completa:

Amarildo (3)-1489105325

Você ficou surpreso ao receber o convite para assumir a direção da Educação em Holambra ou já era algo esperado por você? Eu fiquei surpreso e, ao mesmo tempo, feliz. É uma pasta que exige muita confiança, pois você lida com a Educação de todo o município, com crianças, professores e funcionários. Então para mim foi um momento muito feliz da minha vida. Apesar de já ter sido secretário [em Artur Nogueira], estando aqui nesse momento aqui em Holambra, foi um reconhecimento muito grande.

Qual a sua experiência com a Educação em Holambra? Eu comecei a trabalhar aqui como concursado em 2012. Desde lá, venho trabalhando como assistente técnico-pedagógico. Trabalho em oficinas com os coordenadores, faço trabalhos de capacitação. E, nisso, eu pude ocupar um espaço e conhecer realmente a rede municipal de ensino. É uma experiência única, mas uma experiência boa para quem realmente gosta de educação.

Qual será a sua prioridade à frente da Educação em Holambra? Será a valorização do funcionário público da Educação por meio da capacitação. Em conversa com o prefeito, o Dr. Fernando Fiori de Godoy (PTB), com o vice-prefeito, Fernando Capato (PSD), elaboramos essa proposta de realmente valorizar os funcionários por meio de capacitações, motivando eles fazerem um trabalho especial voltado para as crianças. É algo que eles já fazem, pois é uma equipe maravilhosa de professores e educadores. Então queremos conduzir toda essa situação, trabalhando a valorização do profissional.

Ao analisar o cenário da Educação em Holambra, quais são os principais desafios que você enxerga? Na Educação, temos vários desafios. Mas, especificamente em Holambra, existe uma demanda na vaga para as creches. Estamos resolvendo isso, pois até o meio do ano vamos inaugurar uma creche na cidade. Hoje há um déficit, uma fila de espera por vagas nas creches que chega a aproximadamente 110 alunos. Mas isso é um número constante, pois aqui em Holambra nós fazemos inscrições todos os dias. Os pais vêm aqui no Departamento e nós acompanhamos esse processo. Por quê? Porque é uma educação de qualidade. Quando se oferece a qualidade desde a Educação Infantil, há uma procura grande por vagas nas escolas e creches. Mas já estamos trabalhando para resolver essa demanda. A nova creche será no Groot, vai atender cerca de 130 crianças e será inaugurada até metade do ano. Para mim, é uma felicidade receber as crianças, e a atual administração está empenhada para tornar isso possível.

Amarildo (4)-1489105330

E como sua experiência em Artur Nogueira vai te ajudar em Holambra? Como eu sempre digo, tudo o que você aprende é válido para qualquer lugar. Artur Nogueira tem uma realidade diferente, uma rede educacional bem maior que a de Holambra, mas as situações que existem lá existem aqui também. Então eu trago o aprendizado de lá. Como eu trabalhei em creche, fui diretor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), fui secretário de Educação, então acabei adquirindo uma experiência. Mas eu friso bastante que você precisa ter a equipe junto com você. Em Artur Nogueira eu tinha a equipe comigo, e por isso nós fizemos um bom trabalho. E em Holambra, por eu ser da rede, eu tive aceitação dos meus colegas de trabalho e tenho expectativas boas para o trabalho nos próximos anos.

Que projetos você pretende implementar em Holambra? Temos alguns projetos já em andamento e outros que a administração deseja que aconteçam a partir deste ano. Temos, por exemplo, o “Semeando História”, um projeto que teve início no ano passado e por meio do qual os professores são capacitados na arte de contar histórias. Eles são orientados para trabalhar com crianças e despertar nelas a imaginação e o interesse pela Educação, pela leitura. Hoje mesmo, através desse projeto, iniciamos o primeiro curso de contação de histórias, no qual participam 25 professores da rede. O projeto dura o ano todo, e as participante se tornam multiplicadora do conteúdo passado no curso, que acontece uma vez por mês, às quintas-feiras. Nós também temos um projeto de educação integral no município. O projeto tem um índice de adesão muito grande, o que me deixou surpreso. Os pais realmente confiam na educação da Holambra, a ponto de deixarem os filhos o dia todo na escola. E nesse projeto há oficinas. Neste ano, temos uma novidade, que é a oficina de viola caipira, uma parceria com o Departamento de Cultura da cidade. Ela teve início já na segunda-feira (6), e sabemos que a música faz bastante diferença na educação. Também teremos o lançamento do Programa Gota D’água, que é uma parceria com a Ares-PCJ, e acontece nesse sábado, às 8 horas. O projeto desenvolve vários trabalhos ligados ao meio ambiente durante o ano todo.

O que os holambrenses podem esperar de Amarildo Boer como diretor de Educação do município? Olha, bastante trabalho. Foi até o que eu falei com o Dr. Fernando. Como eu já conheço a rede, os professores e funcionários, eu sei que eles não medem esforços para que Holambra tenha tudo de bom. Então, quando eu assumi esse compromisso, decidi trabalhar bastante, de coração, com muito carinho, me dedicando à Educação. Para mim, é apaixonante trabalhar na Educação de Holambra.

Amarildo (1)-1489105311

Leia mais

Prefeitura confirma Amarildo Boer como novo diretor de Educação em Holambra

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Holambrense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.