04/09/2016

Empresário fala sobre novo hotel multifuncional em Holambra

José Carlos de Oliveira Lima fala sobre projetos que fizeram parte de sua trajetória profissional e dos diferenciais do Boulevard Business.

Leonardo Saimon

Um grupo de empresários anunciou, em meados de agosto, o mais novo hotel multifuncional de Holambra: Boulevard Business. O empreendimento, de 30.000m², será construído no bairro Fundão e compreende um resort, spa e centro empresarial e de eventos para atender a demanda de turistas e empresas que circulam pela cidade. Os empresários pretendem entregar a obra em setembro de 2017 e prometem gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos para a cidade.

Para falar sobre o assunto, o entrevistado desta semana é o idealizador do projeto, José Carlos de Oliveira Lima. Reconhecido como Cidadão Emérito em Campinas [título concedido a um cidadão de destaque por seus méritos e conhecimentos], o empresário escolheu Holambra para residir, local onde mora desde 1979. Oliveira Lima é casado há 45 anos com Magda Rinaldi e tem três filhos.

No âmbito acadêmico, o empresário possui formação na área de Engenharia Civil pela Pontífice Universidade Católica (PUC) de Campinas e ostenta vasta experiência no setor empresarial, entre outros atributos.  Segundo ele, o projeto deve desempenhar um papel importante no desenvolvimento de Holambra.

 “Acreditamos no potencial da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que responde por cerca de 8% do PIB paulista e 2% do PIB nacional, e na retomada de crescimento do país. Por isso acreditamos neste projeto”, destaca.

Everton amaro melhores fotografos do abc paulista, sao Paulo, santo andre; sao bernardo; sao caetano festas casamento aniversarios corporativo. facebook.com/amaro.foto, @amarofoto, whatsapp 11972987598

Foto: Everton Amaro

Quantos empreendimentos você já realizou? Na área empresarial já criei várias empresas -a primeira foi em 1960, que foi uma loja de materiais para construção chamada Fornecedora Taquaral. Em 1965 criei a Lajes Mediterrânea, que hoje é um condomínio de empresas na Via Anhanguera, que fabrica máquinas, produtos siderúrgicos e outros pré-fabricados de concreto. Em 1990 trouxemos o sistema treliçado para o Brasil e mudamos o paradigma de lajes planas no país. Em 2004, eu e minha esposa Magda criamos um centro empresarial em um edifício próprio, sendo a gestão empresarial executada por ela, que é o Boulevard Business Center. Fui o primeiro morador de Duas Marias  e desde 1978 é onde resido. Além disso, fui o fundador da ABILAJE – Associação Brasileira da Indústria de Lajes, do Instituto Construbusiness.

Por que construir um empreendimento deste porte em Holambra? Primeiro por ser a realização de um sonho. Eu acordei uma noite com essa ideia e falei para minha esposa, Magda, e ela me deu apoio. Reunimos uma equipe de profissionais qualificados e que colocaram a alma no projeto. Se você olhar com atenção para a cidade de Holambra, vai entender os aspectos econômicos do projeto. A cidade é um importante polo de desenvolvimento econômico e de tecnologia em horticultura e floricultura do país e vem atraindo grandes empresas para a região. Além, é claro, da vocação turística que lhe rendeu o título de Capital Nacional das Flores.  Por ano, Holambra recebe 1 milhão de turistas sediando grandes eventos como a Expoflora. Em contrapartida, o estudo de viabilidade elaborado pela Concierge Hotelaria indicou que a cidade tem uma oferta limitada de leitos. As pessoas que visitam a cidade ou desejam fazer negócios na região não encontram uma hospedagem que atenda às necessidades de lazer e business. Também tem um componente pessoal. Eu gosto de desafios. Se eu enxergar uma pequena luz no fim do túnel eu a faço brilhar. Acredito no potencial da RMC, que responde por cerca de 8% do PIB paulista e 2% do PIB nacional, e na retomada de crescimento do país, por isso acreditamos neste projeto.

O projeto será implantado no bairro Fundão. Como foi feita a escolha da área? A localização é privilegiada. Um terreno de 30.000 m² de onde está o ponto mais alto da cidade com vista para o Moinho. Além disso, o bairro é próximo a todos os principais acessos e pontos importantes da cidade, como a Prefeitura, e próximo das principais rodovias e avenida urbana.

Everton amaro melhores fotografos do abc paulista, sao Paulo, santo andre; sao bernardo; sao caetano festas casamento aniversarios corporativo. facebook.com/amaro.foto, @amarofoto, whatsapp 11972987598

Foto: Everton Amaro 

Quais os diferenciais deste empreendimento? O Boulevard Business é um empreendimento multifuncional que reúne em um único lugar hotel, spa e centro empresarial e de eventos. Ou seja, vamos reunir em um único lugar espaços de lazer com cinema, quadras poliesportivas e piscinas; e centro de eventos e negócios com estrutura de lojas, escritórios, sala de projeções e espaço vip para reuniões. Também teremos restaurante com gastronomia diferenciada para atender tanto os hóspedes como o público externo e a estrutura de eventos. É importante destacar também que o empreendimento foi totalmente planejado e desenvolvido de acordo com os valores, costumes e cultura da Estância de Holambra, desde a concepção arquitetônica, que remete à colonização holandesa, até o emprego de mão de obra local.

Quais os reflexos deste projeto para a cidade? O impacto será muito positivo para alavancar a economia da cidade, desde a geração de empregos durante a obra e depois, com o empreendimento já em operação. Além disso, vai colocar Holambra na rota dos organizadores de eventos, que buscam espaços como o BB Hotel na hora de escolher um local para sediar congressos e feiras, entre outros.

O hotel também trabalhará com o conceito de sustentabilidade. Qual a importância desta proposta? Sim, em parceria com a Fundação Vanzolini. O empreendimento será o primeiro hotel da região a ter o selo AQUA-HQE, que integra uma Rede Internacional de Certificação para a sustentabilidade na construção. No processo de avaliação que será conduzido por profissionais qualificados da Fundação Vanzolini, serão verificados os seguintes critérios:  menor consumo de energia e de água; redução de emissões de gases efeito estufa e de poluição; melhores condições de saúde nas edificações; melhor aproveitamento da infraestrutura local; menor impacto na vizinhança; redução da produção de resíduos; gestão de riscos naturais, solo, água e ar, entre outros.

Como deve funcionar o Centro empresarial do hotel? Será um local com total infraestrutura para quem busca um espaço de negócios na região ou/e está na cidade e precisa de um lugar para receber um cliente ou para a realização de eventos de empresas. O centro empresarial e de eventos terá capacidade para até 250 pessoas, com estrutura de lojas, escritórios, sala de projeções e espaço vip para reuniões executivas.

Quantos empregos serão gerados e em quais áreas? Cerca de 350 oportunidades de trabalho diretos e indiretos na obra, alavancando a economia local. Como falei anteriormente, depois de pronto, o BB Hotel também vai abrir oportunidades de trabalho para os moradores da região em diversas áreas.

Porque você acredita ser importante trabalhar com os valores da cultura holandesa na realização deste empreendimento? Holambra é uma cidade que tem índices diferenciados em comparação com os dados nacionais de escolaridade e qualidade de vida, que estão atrelados aos valores da colonização holandesa. Estes valores estão no DNA da cidade e são a sua marca. Por isso, o projeto leva a assinatura de uma arquiteta da cidade, Peitra de Wit, que traduz esses valores no design do BB Hotel.

Quais são seus ideais? Que o Brasil encontre seu ritmo constante de desenvolvimento e que tenha políticos sérios e comprometidos com o nosso país, a exemplo das Olimpíadas Rio 2016.

Everton amaro melhores fotografos do abc paulista, sao Paulo, santo andre; sao bernardo; sao caetano festas casamento aniversarios corporativo. facebook.com/amaro.foto, @amarofoto, whatsapp 11972987598

Foto: Everton Amaro


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.