12/07/2016

Holambrenses relembram construção de moinho há oito anos

Integrantes da Associação Povos Unidos falam sobre campanha de arrecadação para restaurar parte interna do monumento.

Leonardo Saimon

Há 67 anos do início da imigração holandesa em solos holambrenses, o aniversário do Moinho Povos Unidos é um dos símbolos que faz alusão à história desta trajetória no município de Holambra. Nesta terça-feira (12), o principal cartão postal da cidade completa oito anos desde a data de fundação, em julho de 2008. Para comemorar este evento, a Associação Moinho Povos Unidos organizou uma campanha de arrecadação para reinventar o espaço interno da estrutura com amostras culturais e uma exposição com imagens do moinho feitas por turistas e moradores da cidade.

Moradores e turistas podem fazer parte desta trajetória trazendo fotografias ou desenhos que representem o moinho. A exposição ficará durante todo o mês de julho nos três andares do monumento. No entanto, o diferencial deste aniversário consiste na arrecadação financeira a fim de reinventar os andares com informações referentes à origem e tipos de moinhos tanto a nível mundial como o que foi erguido em Holambra. Além disso, os organizadores pretendem fazer com que a moagem de trigo no Moinho Povos Unidos seja uma realidade.  Para contribuir os interessados devem acessar o site da Associação Povos Unidos.

Desde 2015 o local conta com uma verba da prefeitura para eventuais manutenções feitas pelos moleiros de Holambra. “A verba que recebemos ajuda nos reparos que o moinho precisa, mas não é suficiente para concretizar estes projetos”, reforça a vice diretora da associação, Ivonne de Witt.

A construção foi resultado de ideais mais antigos que o próprio moinho. Era desejo dos descentes de holandeses de que este símbolo fosse erguido na cidade. “Esse moinho foi solicitado há muito tempo pelos próprios moradores, através da cooperativa, através da comunidade para que se instalasse um moinho aqui como recordação”, relembra o presidente da Associação Moinho Povos Unidos, Tony Hulshof. A concretização do projeto, lembra Hulshof, foi resultado não só de trabalho árduo, mas de uma forte articulação política.

Assista no vídeo abaixo uma reportagem especial sobre o Moinho de Holambra, em que holambrenses relembram origens e falam de projetos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.