13/04/2016

Educação e trânsito são discutidos em sessão da Câmara de Holambra

Sessão contou com 13 indicações de vereadores.

Durante a última sessão da Câmara dos Vereadores de Holambra foram apresentadas treze indicações, além da entrega de moção a Albertus Nicolaas van Dijk e a provação de dois projetos. Educação e mudanças no trânsito foram as pautas mais discutidas entre os vereadores. Quatro projetos, três de autoria do Executivo, também foram debatidos.

Eduardo da Silva (Pernambuco-PSD) solicitou que o Executivo estude a possibilidade de realizar concurso entre os alunos de escolas públicas visando premiar os melhores colocados com bolsas de estudos em curso pré-vestibular. Para Pernambuco, a ação motivaria os alunos e aumentaria as chances suas chances de ingressarem em um curso de graduação de qualidade.

Ainda na área de educação, o vereador sugeriu a inclusão da educação para o trânsito na grade curricular das escolas, acreditando que as crianças serviriam como multiplicadoras da informação e cobrariam de pais e responsáveis atitudes corretas ao volante. Pernambuco pediu adequações no entroncamento da HBR020 (conhecida popularmente como “estrada das vaquinhas”) com a rua das Dálias, para facilitar o tráfego de veículos de carga, e a construção de banheiro público na área central da cidade.

Jacinta Heijden (PSDB) solicitou que o Executivo verifique a possibilidade de mudar o ponto central de ônibus (“rodoviária”), localizado na praça dos Pioneiros, para local mais apropriado.

Preocupado com o problema de cães soltos nas ruas da cidade, que eventualmente atacam pedestres e colocam em risco principalmente crianças e idosos, Jesus Aparecido (Jesus da Farmácia-PP) pediu ao Executivo medidas emergenciais para solucionar a questão. O vereador lembrou que em Holambra não existe abrigo para animais de rua e que o acolhimento depende do trabalho voluntário da senhora Nell Vanschasen frente à   ONG Arca de Holambra.

Jesus solicitou ainda a construção uma guarita para a Guarda Municipal (GM) no Camanducaia, com o objetivo de diminuir os casos de furtos a residências, e a implantação de lombada na rua das Dálias, próximo ao número 518.

Autor de três indicações, Dennis Peters(PSDC) requisitou a iluminação da HBR010, que liga o centro ao Camanducaia. O vereador destacou o risco de acidentes, principalmente no período noturno, já que não há acostamento e pedestres e ciclistas precisam caminhar no leito carroçável. Dennis pediu também a reforma da lombada localizada na Rota dos Imigrantes, próxima ao posto Pioneiro, que se encontra desgastada, e a instalação de containers nos bairros mais afastados objetivando colaborar com a coleta seletiva de lixo.

Aparecido Lopes (PTB) apresentou indicação solicitando que Prefeitura notifique o senhor Kees van Rooijen,, proprietário de ampla área localizada entre os bairros Groot e Jardim Flamboyant, para que este providencie a limpeza do terreno. Pediu ainda a cobertura do portão da creche e escola das Palmeiras.

sessão 8 geral 2

Novos projetos

Quatro projetos, três deles de autoria do Executivo, chegaram à Câmara e passaram por leitura durante a sessão. O PL 007/2016 solicita autorização para abertura de crédito especial no valor de R$ 540 mil no orçamento vigente em favor do Saehol (Serviço de Água, Esgoto e Drenagem Urbana de Holambra).

O PL 008/2016 objetiva convalidar como “Campo das Palmas” a via popularmente conhecida dessa forma. Segundo a Prefeitura, após busca realizada nos arquivos municipais não foi encontrada lei denominando oficialmente a via.

Já o PLC 004/2016 propõe a criação de vinte e cinco vagas para o cargo de agente escolar, que deverão somar-se às oitenta existentes. Caso o projeto seja aprovado, as vagas serão ocupadas exclusivamente por servidores concursados e visam atender à demanda escolar crescente. O projeto também propõe a alteração da nomenclatura oficial do cargo de diretor de meio ambiente para “diretor de agricultura e meio ambiente”.

De autoria da vereadora Jacinta, o PL 006/2016 denomina as vias do loteamento residencial Portal do Sol. Os quatro projetos serão analisados nas comissões permanentes da Câmara.

Ao final da sessão, Aparecido Lopes da Silva (Cido Urso) anunciou oficialmente que deixou o partido Solidariedade. Cido pertence agora ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

A próxima sessão da Câmara acontecerá na segunda-feira, 18 de abril, a partir das 19 horas, na sede do Legislativo.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.