29/03/2016

Educação e GM estudam implantar programa contra drogas em escolas de Holambra

Dois agentes participaram de um treinamento em Artur Nogueira e aguardam oficialização da Educação.

A Guarda Municipal de Holambra em parceria com a Diretoria de Educação estuda implantar no município um programa de combate às drogas nas escola da cidade. No início de março dois agentes participaram de um treinamento em Artur Nogueira e agora esperam pela liberação de verbas. Caso implantado, o Grupo Unido na Ação e Resistência às Drogas (Guard) deve trabalhar nos anos iniciais das escolas da rede municipal de Holambra e ser um aliado ao já existente Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Paulo Roberto Rita e Rodrigo Olegário de Almeida foram os guardas destacados para a liderar o Guard em Holambra, voltado para alunos do 3º e 4º anos das escolas municipais. Como o Proerd, as instruções são passadas uma vez por semana nas salas de aula e incluem certificado no final.

Para o comandante da GM de Holambra, Claudenir Chichem, esse tipo de iniciativa funciona como ação preventiva e inibe problemas futuros. “É uma idade que conseguimos atingir e passar a mensagem mais fácil. E com certeza esse projeto será excelente para evitar esses problemas”, frisou.

Como a cidade já trabalha com o Proerd desde 2013, a diretora de Educação Fabiana Alves Camilo frisou que o projeto ainda está em fase de estudo, mas que será aproveitado o aperfeiçoamento dos agentes. “A partir do treinamento recebido pela Guarda Municipal, vamos estudar, em conjunto com o departamento municipal de Segurança, a forma e o momento adequado para a implementação do projeto Guard em unidades de ensino da Rede Municipal”, destacou sem citar previsões.

Fabiana concorda com Chichem no que diz respeito ao trabalho preventivo desse tipo de projeto. Ela ainda frisa a necessidade da educação ser uma aliada no combate ao uso de drogas desde os primeiros anos. “O trabalho de educação permanente e orientação dos jovens, desde cedo, é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes. As drogas e a violência, nas suas mais diversas formas, são problemas reais, graves, e que precisam ser discutidos e combatidos por meio de projetos educacionais como esses.”

Capacitação

O curso de 40 horas aconteceu no início do mês de março no Centro Cultural Tom Jobim, em Artur Nogueira, e reuniu seis agentes da GM, sendo dois de Santo Antônio de Posse, dois de Holambra e dois de Cosmópolis para desenvolver em suas respectivas cidades o programa Grupo Unido na Ação e Resistência às Drogas (Guard).

O Guard já existe em Artur Nogueira desde 2014 entre uma parceria da Guarda e da Secretaria de Educação. “Nossa ideia é trabalhar com a prevenção ao uso de drogas, e imaginamos que este tipo de trabalho pode ajudar a reduzir a criminalidade na região”, explica Mauro Cesar Dionízio, um dos coordenadores do programa em Artur Nogueira.

Na ocasião, o GCM Heder, que atua em Artur Nogueira, citou a experiência que vivencia em casa com a filha, de oito anos. Após participar das duas primeiras atividades do Guard ela se mostrou animada com o que tem aprendido no programa. “É bem interessante enquanto pai, que está deste outro lado, observar este ponto de vista. É um trabalho que vem a reforçar o que ensinamos em casa”, afirma Heder.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.